Cá em casa, já sabe, nada se estraga e muito menos se deita fora. Umas sobras de lombinho de porco assado acabaram numas belas pataniscas e assim se limpou o frigorífico.
Confesso que as pataniscas acabam por ser uma receita de recurso que uso imenso cá em casa para limpar restinhos: de peixe, de legumes, de carne, e até de carnes frias como presuntos e enchidos. Com muito pouco consegue-se fazer uma refeição onde o mais importante é mesmo não desperdiçar nada.
Fica mais uma singela sugestão. Pode ser que vos dê jeito numa próxima vez que não saibam o que fazer aquele “nico” de comida que está na caixinha no frigorífico!
Ingredientes para cerca de 8 pataniscas:
1 ovo
4 colheres e sopa de farinha (de trigo ou outra farinha a gosto)
1 pé de salsa
60ml da água gaseificada
1/2 chávena de restos de lombinho de porco assado
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Preparação:
Pique finamente as sobras de carne de porco. Pique também a salsa.
Numa taça coloque a farinha e o ovo e misture bem até ficar com uma mistura lisa. Tempere com sal e pimenta a gosto e vá acrescentando a água gaseificada até obter uma mistura homogénea,Acrescente depois a carne picada e a salsa e envolva bem.
Leve um frigideira ao lume com um pouco de azeite, deixe aquecer bem e frite colheradas de massa até ficarem douradias. Escorra sobre papel absorvente.
Sirva as pataniscas com uma salada variada.
Bom Apetite!
4 respostas
As pataniscas são sempre uma boa ideia para aqueles "restinhos"!
Podem servir para uma refeição ligeira, petisco, ideais para um piquenique.
Curiosamente, fiz umas "pataniscas" aldrabadas de milho e pimento assados. A ideia inicial era umas panquecas, mas a massa ficou espessa, e viraram uma espécie de "panqueca – patanisca" sem fermento. Apesar do contratempo, ficaram boas e coloridas, e "desenrascaram" uma refeição de feriado.
Tenho que lembrar de ter em casa água com gás ou cerveja, pois estes ajudam a dar leveza à massa. Além disso, há sempre "restinhos" para serem usados.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Gostei desta ideia.
Normalmente só me lembro das pataniscas de bacalhau, mas é ótimo ter estas "luzinhas" para aproveitar as sobras que temos lá por casa.
Mas que excelente ideia! Muito obrigada! Vai ser testada muito proximamente. Beijinho, Rosa Pinto
De carne? Nunca me tinha lembrado disso, mas faz todo o sentido. Uma ideia muito interessante.