Estou e receber imenso feedback positivo destes posts sobre planeamento e organização da ementa semanal. Ao que parece estão a gostar, pelo que vou continuar durante mais algum tempo.
Comecei por partilhar esta minha forma de me organizar apenas para vos dar algumas sugestões de organização, e de poderem “ganhar” algum tempo no vosso dia a dia, e de até desperdiçarem muito menos dinheiro e recursos com alimentos que não vão utilizar. Apesar de esta ser uma partilha muito pessoal, a ideia é apenas dar uma sugestão real e prática, ainda que esta seja a minha realidade e não necessariamente a realidade de todos nós. Afinal somos todos diferentes.
Aqui fica então a organização desta semana.
Ementa definida e compras feitas. Depois é organizar e orientar tudo ao máximo!
Ementa Semanal:
2ª feira: Almôndegas (que estavam congeladas da semana passada) + esparguete + feijão verde cozido
3ª feira: Sobras do fim de semana
4ª Feira: Salada Russa (batata + ervilhas + feijão verde + tomate + cenoura + atum + ovo cozido) com maionese caseira (almoço)
Polvo à lagareiro com batata doce + salada (jantar)
5ª feira: Secretos de Porco grelhados + pimentos de padron + arroz + salada de tomate
6ª feira: Lasanha à Bolonhesa + salada
Em primeiro lugar coloquei o polvo a cozer. Depois descasquei legumes para a sopa, cortei-os e coloquei tudo na bimby para fazer a sopa. Aproveitei para, ao mesmo tempo que cozia a sopa, cozer feijão verde – que arranjei juntamente com os legumes da sopa – na varoma da Bimby.
Entretanto descasquei e cortei já me pedaços mais legumes para a salada russa do almoço de quarta feira: batata em cubinhos, feijão verde em pedacinhos, cenoura me cubinhos, e coloquei tudo num recipiente com água fechado, dentro do frigorífico. (Na quarta feira, ao cozer os legumes da salada russa, vou juntar ervilhas e os ovos para cozerem. Depois de tudo cozido junto o tomate em cubos e o atum e misturo bem). Fiz também a maionese caseira e guardei num frasco de vidro no frigorífico – aguenta bem até 3 dias.
Entretanto a sopa acabou de cozinhar, triturei-a e guardei numa caixa e vidro hermética no frigorífico. Guardei também o feijão verde para o acompanhamento do jantar.
Descasquei batata doce para depois acompanhar o polvo, que também guardei numa caixa com água no frigorífico. E num pirex de ir ao forno e à mesa coloquei 1 cebola em meias luas, dentes de alho laminados, folha de louro, malagueta, azeite e sal. (Para colocar o polvo assim que cozer e guardar no frigorífico).
Preparei salada de alface e guardei numa caixa a vacuo no frigorífico. Lavei tomate cereja e guardei numa caixa. Cortei melancia em cubos e lavei uvas. Tudo devidamente guardado no frigorífico.
Retirei as almôndegas do congelar e deixei no frigorífico para depois rapidamente fazer o jantar – enquanto as almôndegas fazem é só cozer o espaguete.
Fiz a mistura para o pão caseiro que vai ficar a levedar até à hora de jantar, quando o vou cozer no forno.
Na quarta a feira a noite deixo a descongelar os secretos de porco e a bolonhesa. Na quinta feira, enquanto grelho rapidamente a carne no fogão, faço o arroz, preparo os pimentos de padron e aproveito ainda para adiantar a lasanha para o jantar de sexta feira. Depois é só colocar no frigorífico e na sexta, colocar no forno!
E vocês, organizaram a vossa ementa semanal?
13 respostas
Não comentei no instagram mas comento aqui:são realmente úteis estes posts. Obrigada. Catarina
Como comentei no Instagram, estes posts são mesmo úteis e ajudam aqui em casa a também conseguir fazer algum planeamento. Mas a minha dúvida acaba sempre por ser a mesma: cozinhar apenas num dia para toda a semana? Sai sempre tudo bem? 🙂 Obrigada!
HappyMom,
Tal como escrevi no texto acima – não sei se teve oportunidade de ler – não se trata de cozinhar tudo para toda a semana, pois acabo a "ter" de cozinhar quase todos os dias. O que faço apenas – num dia – mais concretamente num par de horas é organizar tudo para todas as refeições da semana para assim despender o mínimo tempo necessário ao final do dia a preparar refeições. Se tiver disponibilidade em ver o post acima, explico tudo o que deixo adiantado/organizado para todas as refeições da semana.
Cá em casa – e comigo – resulta bem, e serve apenas como uma ideia/sugestão para nos organizarmos melhor e ter mais tempo disponível ao final do dia.
Espero ter ajudado.
Joana
Adoro, Adoro, Adoro!
Um dia vou fazer isto, já esteve mais longe. É só zerar o frigorifico e começar de novo, e está quase…!
Margarida
Belíssima ementa.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/salada-de-feijao-e-requeijao.html
Estas sugestões são fantásticas!
Adoro este tipo de posts,…
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Obrigada pelas dicas!
Adoro estes posts! E, em resposta ao post dos doces e compotas, não, não és a única a pensar já no Natal 😛 Ando nisso quando desde Março! XD No entanto tenho uma questão: qual a receita de maionese caseira que fazes? Agredeço desde já ^_^
Também sou fã destes posts. Motivam- me para ser mais organizada
Adoooro!!
Sim Joana,continue com estes posts que são super úteis! Obrigada.
Olá Joana, eu sou fã destes posts. Confesso que até vejo mais este blog que o outro. Se algum dia pensar em escrever um livro com ementas semanais e respectiva lista de compras, eu faço logo pré-reserva! Confesso que não adoro cozinha, e planear e organizar refeições nunca será fácil para mim. Obrigada e felicidades!