Quando perguntam acerca das minhas refeições sem carne nem peixe, e o porquê de o fazer, fico muitas vezes sem resposta imediata! (Quem me conhece bem sabe como isso é difícil!)
Essencialmente porque é, para quem está habituada à carne e ao peixe, um exercício de culinária e de experiência engraçado – tentar que uma refeição seja apelativa para toda a família sem carne ou sem peixe – mas também por uma questão de “pegada ecológica”, a razão do movimento “Meatless Monday”. Essencialmente porque gosto do desafio e porque não tem mal nenhum diminuirmos o nosso consumo de carne e peixe e de criarmos refeições dando destaque aos legumes.
Como por aqui já entrei em modo natal – ou pelo menos em modo festivo – e como por cá gostamos muito de abóbora assada, decidi rechear a abóbora com um arroz aromático, com passas e caril. A combinação ficou perfeita e lembrei-me que seria um prato festivo óptimo para vegetarianos, ou mesmo um acompanhamento perfeito e diferente para as carnes assadas!
Foi também uma boa receita para testar novamente os caldos de legumes BIOLÓGICOS que a Knorr me enviou, e desta vez usado em caldo como a base para cozinhar o arroz. Um caldo à base de cenoura, cebola, curcuma, noz moscada e alho feito com ingredientes provenientes de agricultura biológica e sustentável, e uma alternativa mais rápida para máximo sabor para dias de pouco tempo.
Tal como já aqui falei anteriormente, uma alternativa biológica aos caldos tradicionais, e uma preocupação que muito me agrada por parte das empresas alimentares, cada vez mais conscientes daquilo que consumidores mais atentos procuram!
Eu já estou a pensar nesta receita para a minha mesa de natal, apesar de aqui ter sido a nossa refeição sem carne nem peixe da semana!
Workshops a pensar nas Festividades já este fim de semana:
Dia 25 de Novembro, pelas 15h no Porto, nos Workshops Pop-Up, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações info@workshops-popup.com
Dia 26 de Novembro, pelas 10h em Furadouro – Ovar, na colher de Chá, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações geral@colherdecha.pt
Dia 1 de Dezembro, pelas 15 em Lisboa, nos Workshops Pop-Up Chiado, com o tema de Mesas para Dias de Festa (receitas a pensar no Natal e no fim de ano). Para inscrições e informações chiado@workshops-popup.com
Ingredientes para 2 pessoas como refeição principal:
1 abóbora manteiga (butternut) com cerca de 700g
1/2 chávena de arroz basmati ou thai Jasmim
1 cebola pequena
azeite q.b.
sal q.b.
2 colheres de sopa de passas
1 colher de chá de caril em pó
raspa de laranja ou clementina
1 cubo de caldo de legumes BIOLÓGICO Knorr
500ml de água a ferver
amêndoas q.b.
Preparação:
Abra a abóbora ao meio, no sentido do comprimento e limpe-a de filamentos e sementes. Regue-a com um fio de azeite e tempere com sal e leve-a ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h ou até a abóbora estar macia.
Prepare depois o caldo de legumes, misturando 1 caldo biológico de legumes Knorr a 500ml de água a ferver. Mexa até que se desfaça.
Entretanto prepare o arroz. Pique a cebola e leve a alourar num pouco de azeite. Junte depois o caril, a raspa de laranja, as passas e deixe cozinhar um pouco. Acrescente depois o arroz e envolva bem no refogado. Finalmente acrescente uma chávena (o dobro da quantidade do arroz) de caldo biológico de legumes quente. Mexa, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até o arroz estar no ponto.
Retire depois a abóbora do forno e recheie a cavidade com o arroz previamente preparado. Polvilhe depois com as amêndoas e um pouco de coentros picados.
Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou como refeição principal num dia sem carne nem peixe.
Bom Apetite!
5 respostas
Olá Joana!
A abóbora ficou mesmo com bom aspecto… dá vontade de espetar o garfo e começar já a comer!
Entendo-te perfeitamente sabes? Cá em casa de vez em quando também tento fazer algumas refeições sem carne, sem peixe. Ficam ótimas, mas no início a resistência é grande, e as pessoas não entendem muito bem o porquê. Mas aos poucos acho que isso vai mudando…
Beijinhos
Blogue | Facebook | Instagram | Youtube | Zomato | Pinterest
Uma ideia bastante vistosa!
Curiosamente, não é muito normal ver abóbora recheada desta forma, tirando as receitas em que a abóbora serve como recipiente para servir.
Gosto deste tipo de sugestões, pois funcionam como uma tela em branco para dar azo à nossa imaginação, e para variar um pouco.
Já estive para fazer algo parecido, quando tive uns restos de carne, e estava para rechear tal como faço para curgetes/pimentos/beringelas. Acabei por não fazer, mas fiquei com a ideia.
Para expeimentar em breve, quer seja para acompanhamento ou mesmo refeição.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
No fim de semana fiz abóbora butternut recheada, mas com cubinhos de curgete e pimento, e finalizei com um ovo, que ficou como se fosse estrelado, e queijo mozzarella. Estas abóboras ficam tão bonitas quando são recheadas! E abóbora assada no forno é mesmo outonal e festivo, não é? Gostei mesmo desta tua receita!
Gosto muito de abobora recheada. Faço várias vezes cá em casa.
A tua ficou com ótimo aspeto.
Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html
Olá! Uma pergunta parva, mas como nunca experimentei não sei. A casca da abobora assada come-se? Muito obrigada. Beijinhos