Caldeirada de Corvina com Batata Doce

Quem não gosta de receber mimos? Eu adoro. E gosto destes mimos, em forma de tachos e panelas e afins, que de vez em quando cá vêm parar a casa. 

Desta vez um lindo wok da Staub, e ainda por cima vermelho – a cor do Natal. Claro que tive logo de o estrear.  Ainda pensei em fazer uma massa chinesa, mas a corvina fresquinha que tinha no frigorífico ditaram que o almoço fosse uma espécie de caldeirada.

E apesar de dizerem que um wok pode não ser o equipamento próprio para caldeirada, a corvina e os restantes ingredientes não se queixaram, e todos cá em casa gostaram do resultado final.

Melhor ainda, o wok é tão bonito que vai da placa para a mesa, e não é preciso sujar mais louça…

Quanto à caldeirada, não sobrou para contar a história. A única coisa que tenho para partilhar com vocês, é mesmo uma promoção de Black Friday à minha medida – eu que nem ligo nada à Black Friday, mas quando o assunto são panelas e equipamentos de cozinha já me interessam mais. Ou seja, durante esta semana, todas estas maravilhosas panelas, tachos e demais equipamento, têm um desconto imediato de 30%. Espreitem aqui: https://es.zwilling-shop.com para verem todos os artigos. Portanto, se andam à espera da promoção certa para finalmente comprarem aquela panela ou tacho que andam a namorar, esta poderá ser a oportunidade. Ou então não. 

Nesse caso fiquem com esta receita deliciosa e experimentem em qualquer outro tacho.


Ingredientes para 4 pessoas (2 adultos e 2 crianças):


2 batatas doce brancas

2 batatas doce laranja

1 cebola (usei roxa, mas podem usar normal)

azeite q.b.

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

1 corvina cortada em postas com cerca de 700g

coentros frescos q.b.

1 lata pequena de tomate pelado

75 ml de vinho verde


Preparação:


Descasque a cebola e as batatas. Corte as batatas em rodelas não muito grossas, e a cebola me meias luas finas.

No fundo de um tacho coloque a cebola, e por cima disponha a corvina cortada em postas. Por cima disponha as batatas, e o tomate partido em pedaços.

Tempere com sal e pimenta, a folha de louro, o vinho verde e regue com um pouco de azeite e polvilhe com os coentros frescos picados. Tape o tacho e leve ao lume. Assim que levantar fervura reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 20 minutos, ou até as batatas e o peixe estarem cozinhados.

Sirva bem quente.


Bom Apetite!

3 respostas

  1. A caldeirada é sempre uma refeição prática e rápida de preparar, seja com carne ou peixe.
    Esta está bastante colorida por via das batatas doces, como por via do tomate, cebola e coentros.
    Faço desta forma, com a batata normal ou doce, ou mesmo uma mistura das duas, além de juntar o pimento e salsa. Já não faço há algum tempo, e por vezes, é feita com postas diversas de peixes (que andam perdidas no congelador) ou mesmo filetes de pescada.
    Uma boa ideia para fazer, que já andava "meia" esquecida.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *