Carbonara de Frango e Ervilhas com Tagliatelle

Demorei algum tempo até acertar e fazer uma carbonara decente. Primeiro tive de aprender que a verdadeira carbonara não leve natas, mas apenas ovos. Depois tive de perceber que os ovos e o queijo cozem apenas com o calor residual do tacho e dos ingredientes, e que depois de juntarmos os ovos, o tacho deve estar fora do lume ou ficamos com ovos mexidos. E finalmente a importância de juntar um pouco da água da cozedura da massa para um molho realmente cremoso e espesso. E a diferença que faz nas massas juntarmos um pouco da água da cozedura das mesmas ao molho.

Depois de aprender estes pequenos truques, através de muita tentativa e erro, a carbonara passou a ser um prato que dificilmente sai mal, e que desenrasca uma refeição em pouco tempo. Cá em casa passou a ser uma coisa para aqueles dias em que há pouca vontade de cozinhar e poucos ingredientes disponíveis.

Deixo-vos as “minhas” dicas! Espero que gostem!


Ingredientes para 4 pessoas:


350g de tagliatelle (ou ninhos)

400g de peito de frango

150g de ervilhas congeladas

2 ovos

100g de queijo ralado

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

2 dente de alho


Preparação:


Leve um tacho ao lume com água e sal e deixe levantar fervura, Junte depois a massa e as ervilhas e deixe cozinhar até que foquem al dente.

Entretanto corte o peito de frango em cubinhos pequenos e lamine os dentes de alho. Leve ao lume uma frigideira com um pouco de azeite, junte os cubinhos de frango e os dentes de alho e tempere de sal e pimenta. Deixe saltear até o frango estar cozinhado e reserve.

Bata os dois ovos com um pouco de sal e pimenta e acrescente o queijo ralado.

Assim que a massa esteja cozinhada escorra-a bem – guardando um pouco de água da cozedura, cerca de 50ml – e coloque-a de novo na panela quente. Junte o frango e envolva bem.

Com a mistura bem quente, dentro do tacho quente, mas com o lume desligado, acrescente a mistura de ovos e queijo e a água da cozedura reservada e envolva bem durante uns minutos. O calor residual da massa e do tacho serão suficientes para criar um molho cremoso e cozinhar suficientemente os ovos.

Sirva de imediato.


Bom Apetite!

3 respostas

  1. Gosto desta versão da carbonara!
    É curioso como algo tão simples, tem os seus pequenos truques.
    É uma ideia para experimentar, mas num dia em que esteja com atenção, pois distraída como sou, é capaz de sair ovo mexido!
    Muitos parabéns pela pequena princesa!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Tirei peito de frango para o jantar, que ia saltear e servir com esparguete. Será antes carbonara (mas sem ervilhas senão as minhas filhas mandam-me à fava…perceberam? Ervilhas, favas, uma piada seca de culinária?)

  3. Parabéns… Essa menina linda vai dar mais luz a todos. Nome Lindo. Tudo a correr bem. Que me desculpe a carbonara mas hoje só comento esta benção. Bj Lara

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *