Douradas No Forno com Azeite e Oregãos

Tenho a sorte de ter uns miúdos que até são boa boca. Obviamente que não gostam de tudo, e há coisas que não consigo que comam, mas de uma maneira geral, dentro das coisas mais comuns e habituais, comem de praticamente tudo, desde cabidela a caril (sem ser picante), feijoada, refeições vegetarianas, e gostam bastante de peixe, legumes (apesar do Zé ter neste momento um “sério problema” com coisas verdes!) e devoram fruta.

As refeições de peixe são portanto habituais, mas há que ter sempre algum cuidado com a escolha do peixe, porque se tiverem muitas espinhas é sempre um aborrecimento os mil cuidados a arranjar peixe para dois pequenos…. Das últimas coisas que comprei e que eles adoraram foram marmotas (pescadinhas de rabo na boca, que eles acharam o máximo!) e mais houvesse, mais eles teriam comido…. Mas já se sabe que dourada grelhada ou no forno é sempre uma escolha vencedora por aqui.

Nesta altura do ano, o forno ganha pontos aos grelhados, mas ficam muito saborosas na mesma. Estas levaram oregãos para um toque especial, e todos repetimos!


Ingredientes para 2 crianças e 2 adultos:


2 douradas com cerca de 600g cada – (arranjadas e com uns golpes para assar)

15 batatinhas tipo primor

sal e pimenta q.b.

1 colher de sobremesa de alho em pó

1 colher de sopa de oregãos secos

azeite q.b.


Preparação:


Coloque as douradas num tabuleiro que vá ao forno e à mesa. Tempere-as de sal, pimenta, o alho em pó e os oregãos e regue-as generosamente com azeite.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.

Entretanto lave bem as batatinhas e corte-as ao meio. Leve-as a cozer num tacho com água e sal até que estejam macias, mas não a desfazerem-se. Escorra-as e junte-as ao peixe ao fim deste estar a assar há 30 minutos, polvilhando-as com um pouco de oregãos e regando-as com azeite.

Sirva depois o peixe e as batatinhas com brócolos ao vapor ou uma salada verde.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Este tipo de pratos com peixe são sempre do agrado de todos, especialmente quando o peixe é "carnudo" e tem poucas espinhas.
    Os orégãos dão um toque estival, a lembrar o Verão!
    Mais uma sugestão para experimentar, com o toque dos orégãos, para variar e animar um prato de peixe.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. tenho pena de as douradas e os robalos serem sempre de aquacultura (raramente vejo selvagens e sempre a um valor proibitivo), por isso é um peixe que raramente como.
    Mas adoro peixe assado no forno e os miúdos também comem bem (apesar de o meu do meio dar sempre uns saltos de descontentamento quando sabe que o jantar é peixe :O )

  3. Usei o mesmo tempero em truta salmonada. Ficou ótimo também!!
    Vou seguir esta ideia muito mais vezes, porque é um tempero muito rápido com resultados excelentes.
    Beijinhos e obrigada mais uma vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *