Batatas Assadas com Molho Vinagrete

Os dias de sol – apesar do frio – anunciam que a primavera já chegou. Por aqui começamos a pensar em churrascos e em usar o nosso jardim, que a necessária chuva das últimas semana nem nos deixou colocar o pé lá fora!

E a pensar em churrasco, começo também a pensar em acompanhamentos diferentes, porque arroz de feijão e batata frita já nós estamos fartos.

Entretanto, depois de ter provado umas batatas semelhantes num restaurante, achei que eram perfeitas para um churrasco, e dei por mim a adaptá-las e a recriar a receita aqui para casa. Não acompanharam um churrasco, mas sim peixe no forno, e mesmo assim foram um delicioso acompanhamento.


Ingredientes para 4 pessoas:


4 batatas grandes (usei batata doce mas serve com qualquer umas)

2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco

6 colheres de sopa de azeite

flor de sal q.b.

pimenta q.b.

salsa picada q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as em rodelas grossas. Espalhe-as num tabuleiro forrado com papel vegetal – sem as sobrepor – e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até as batatas estarem cozinhadas.

Entretanto prepara o molho vinagrete. Numa taça coloque o vinagre, o azeite a flor de sal e a pimenta e emulsione com a ajuda de um garfo ou varas de arames.

Retire as batatas no forno e coloque-as num prato de servir. Regue-as ainda quentes com o molho de vinagrete e tempere com a salsa picada.

Sirva como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Estas batatas lembram uma salada de batatas que costumo fazer, para acompanhar grelhados (carne ou peixe). É feita com batata cozida com a pele, temperadas com sal, pimenta, azeite e vinagre, salsa e cebolas picadas.
    Mas gosto desta ideia, com a batata doce!
    A nova estação já está aí, convidando a atividades ao ar livre. A chuva é necessária (não resolveu os problemas da seca que existe), mas condiciona as atividades ar livre, sejam passeios ou mesmo os trabalhos no jardim/quintal/horta, entre outros.
    No entanto, vamos apreciar estes dias, que se avizinham luminosos e coloridos, para animar um pouco os nossos dias (e espíritos).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Como usei batata doce, não coloquei sal, porque não acho necessário. Se usar batata normal o melhor mesmo é colocar um pouco..
    Espero ter ajudado.
    Joana

  3. Unknown21:41
    As batatas têm um óptimo aspecto e eu que sou fã de batata doce vou ter de experimentar. Muitos beijinhos para ti e para o resto da família.

  4. Bom Dia e boa Páscoa!! Experimentei mais esta receita e, como sempre, deliciosa, introduzi uma pequena alteração para ser mais rápido e económico, dei uma pequena fervura às batatas antes de colocar no forno. Ficaram óptimas 🙂
    Obrigado por continuar a ajudar-nos ter uma refeições mais variadas e deliciosa.
    Beijinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *