Tabuleiro de Chips de Batata Doce Crocante com Alecrim e Limão (receita também em video)

São sempre muitas as mensagens que recebo para publicar sugestões diferentes para acompanhamentos. Confesso que também não gosto de reduzir os acompanhamentos cá de casa a 5 ou 6 coisas sempre iguais. E portanto vario cada vez mais, e também cada vez introduzo mais legumes, para que as nossas refeições sejam o mais coloridas e variadas possíveis. E é um bocado assim que os “couscous” ou “arroz” de couve flor, ou brócolos vão entrando de mansinho nas nossas rotinas, além das adoradas batatas dos meus filhos (eles gostam muito mais de batatas do que arroz ou massa…) Por isso, é preciso inventar, procurar e experimentar diferentes maneiras de cozinhar as coisas…

Estas batatas – a receita resulta com batata normal ou batata doce, é igual – além de ficarem muito saborosas com o toque do limão e do alecrim, ficam também muito bonitas. Com a ajuda de uma mandolina fazem-se num instante e são, por isso mesmo, perfeitas para fazer quando se tem um jantar de amigos ou um almoço de família. Fazem sucesso.

Deixo-vos a sugestão. E também o vídeo da receita!


Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:


2 batatas doce grandes

azeite q.b.

2 dentes de alho

alecrim fresco q.b.

1 limão

sal q.b.


Preparação:


Descasque as batatas e corte-as com a ajuda de uma mandolina em chips bem fininhas. (usei a minha mandolina da Borner que adoro!) Seque bem as batatas  e coloque-as ao alto, formando carreirinhas, num tabuleiro que vá ao forno e à mesa.

Numa tacinha misture um pouco de azeite – cerca de 3 a 4 colheres de sopa – com os dentes de alho ralados, o alecrim fresco picado,  a raspa e o sumo de  1 limão, e um pouco de sal. Misture bem e verta sobre as batatas.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora, ou até as batatas estarem crocantes e douradas. (Se estiverem a queimar coloque um pouco de papel de alumínio por cima!).

Deliciosas para acompanhar carnes assadas ou grelhadas.


Bom Apetite!

mais receitas

5 respostas

  1. Gosto desta ideias para variar os acompanhamentos!
    Matéria-prima não falta (tenho batata doce e normal), e a "ferramenta" (também é uma Borner), também! Já agora, a espessura usada é a mínima da mandolina?
    Acho que o "menu" do fim de semana já começa a ficar "alinhavado", pois há sempre algum assado ou grelhado, e a "dor de cabeça" é variar o acompanhamento.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    1. Ana,

      Esta mandolina e outros produtos deles, vendem-se no site deles, em algumas feiras que costumam fazer, ou pontos de venda temporários em centros comerciais (ex. em Dez/17 estiveram no Centro Comercial das Amoreiras). Experimente consultar o site deles e a página do Facebook.
      Comprei a minha mandolina, através da página e paguei com a referência de multibanco. Recebi a minha pelo correio, no serviço.

      Espero que a informação ajude,
      Sara Oliveira

  2. Olá Ana.
    A mandolina Borner vende-se em feiras da especialidade, e por vezes também apode encontrar em pequenos espaços temporários de centros comerciais.
    Aconselho a contactar por mensagem na página de facebook da marca – Borner Portugal – e pedir informações.
    Espero ter ajudado.
    Um beijinho,
    Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *