Têm-me perguntado acerca da quinoa. Uso algumas vezes, mas não é uma coisa que adoro. Acho um bocadinho sem graça por si só, mas gosto bem temperadinha e com ingredientes que a complementem. Uso-a essencialmente em saladas quentes ou frias. Cozo uma quantidade maior que guardo no frigorífico e que rapidamente me permitem uma das minhas fast food habituais ao almoço. Também já vi usarem para misturar em almôndegas e hamburgueres, para além de papas como as de aveia, granolas e até bolachas.

Desta vez uma espécie de salada. Muito variada e colorida, com muitos alimentos bem posto numa tacinha, mas cujo objetivo é juntar tudo no prato. Esta leva também a minha salada de couve favorita que repito várias vezes, peito de frango com mostarda e a quinoa.

Espero que gostem! 

Workshops Agendados:


26 de Maio, Workshops Pop Up, no Porto, às 15h com o tema “Receitas Frescas e Rápidas para Dias de Calor” Inscrições e informações em info@workshops-popup.com


27 de Maio, Colher de Chá no Furadouro – Ovar, às 10h com o tema “Receitas dePrimavera para Desfrutar no Jardim”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 2 pessoas:


2 peitos de frango pequenos

1 dente de alho

azeite q.b.

1 colher de sobremesa de mostarda em grão

sumo de limão

sal e pimenta q.b.


100g de couve coração

1 cenoura

1 maçã 

50g de caju

10 tomate cereja 

rebentos de ervilha (opcional)


1 chávena de quinoa cozida*


Preparação:


Coloque o peito de frango numa assadeira e tempere de sal, pimenta, o dente de alho picadinho, o sumo de limão e com a mostarda. Leve a assar em forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 30 minutos e com cuidado para não ficar seco. Retire e deixe repousar. Corte depois em fatias fininhas e envolva no molho que se formou.

Entretanto corte a couve, com a ajuda de uma mandolina ou faca afiada em juliana fina. Rale a cenoura e a maçã e junte à couve envolvendo bem e regando com um pouco de sumo de limão. 

Pique grosseiramente os cajus e corte ao meio o tomate cereja.

Divida depois a salada de couve pelas taças ou pratos. Junte o peito de frango, a quinoa, os tomate cereja os rebentos de ervilha e os cajus picados.

Sirva envolvendo tudo.


Bom Apetite!

28 Responses

  1. Mas que grande coincidência!
    Neste fim de semana, estive para fazer uma salada com quinoa, mas tive uma mudança de planos, e esta ficou para outra ocasião.
    Já não a uso há bastante tempo, e normalmente uso-a em saladas compostas, quentes ou frias. No entanto, tenho que voltar a usa-la pois há bastantes receitas interessantes com ela (e com outros grãos).
    Talvez saia algo parecido, para usar um restinho de perú assado, e alguns legumes assados, ou mesmo uma salada com couve roxa e coração. Haja ideias para variar as coisas, e colorir os nossos pratos!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Muito interessante e uma belíssima sugestão, sem dúvida, agora nestes dias mais calorosos 😉 Tal como a Sara Oliveira comentou noutra publicação (das queijadinhas, julgo eu…), continuo sem ver as imagens ilustrativas do lado esquerdo… Espero q se resolva em breve. Bjinhos 🙂

  3. o peito de frango fica uma delicia, ja fiz varias vezes ta mais que aprovado. parabens