Se há coisa que eu gosto é de petiscos, e deste tipo de comida de partilhar e que se come com as mãos. Além dos churrascos, assim que chega o tempo quente, são as minhas refeições favoritas para partilhar com a família e os amigos no jardim.
Desta vez a carne de porco levou um tempero a puxar para os lados mexicanos, e acompanhei com salada de couve – gostamos muito cá em casa – e com uma “salsa” de tomate.
Uma refeição simples, rápida de preparar e que até os miúdos começam a achar piada a esta ideia de comer com as mãos e de enrolar o “pão redondo”.
Deixo-vos mais esta sugestão.
Dia 30 de Junho, às 15h, no Porto, nos Workshops Pop Up – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em info@workshops-popup.com
Dia 1 de Julho, às 10h, no Furadouro – Ovar, na Colher de Chá – “Receitas Simples e Rápidas para as Festas de Verão”. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt
Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças:
400g de carne de porco em cubinhos
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de vinagre de sidra
1 colher de chá de alho em pó
1 colher de chá de cebola liofilizada ou cebola em pó
1 colher de chá de pimentão fumado (Pimenton de La Vera)
1/2 colher de chá de cominhos
1/2 colher de chá de coentros em pó
1/4 colher de chá de cravinho
piri-piri moído a gosto
azeite q.b.
Para servir:
Tortilhas
1/4 de couve coração
4 colheres de sopa de maionese
1 tomate
1 molhinho de coentros frescos
1/2 cebola pequena
sumo de lima
sal q.b.
Preparação:
Numa taça coloque os cubinhos de carne e tempere com o sal, a pimenta, as restantesas especiarias e o vinhare. Misture bem e deixe marinar.
Entretanto prepare os acompanhamentos. Corte a couve numa juliana fininha e lave bem. Coloque-a depois numa taça e junte a maionese misturando bem. Reserve.
Corte o tomate em cubinhos e pique a cebola. Junte tudo numa taça e acrescente os coentros frescos picados e tempere com um pouco de sal, azeite e o sumo de lima. Misture e reserve.
Leve depois uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Junte a carne, deixando, mexendo de vez em quando para que caramelize. Baixe depois o lume e deixe cozinhar em lume brando até que fique bem macia.
Mesmo antes de servir pincele as tortilhas com um pouco de azeite e leve-as a uma frigideira ou grelhador quente, apenas para aquecerem e ganharem cor.
Sirva as tortilhas com a carne, a salada de couve e a “salsa” de tomate.
Bom Apetite!
3 respostas
Esta sugestão era bem vinda para o meu almoço, além de fazer viajar por outras paragens!
É outra forma de variar a carne de porco (ou outras), além dos seus acompanhamentos.
Vamos ver se experimento brevemente, talvez com algumas adaptações ao nível da carne. Tenho tortilhas e até o pimentão fumado (encontrado num Contimente Bom Dia da minha zona, que passou com preço de colorau normal – não estava registado so sistema).
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
very nice and god post i like your post thanks for sharing.
Só trocava o porco por frango, mas o essencial mesmo é proporcionar estes momentos diferentes entre amigos. Tudo perfeito!! 🙂 Tenho andado a recolher (e a aplicar) novas ideias para piquenique e esta resulta muito bem, porque dá para dividir os recheios todos por caixinhas e levar para fazer a gosto… Receita perfeita para junho 🙂 beijinhos