Lasanha Verde com Molho Branco Rápido

Não há quem não saiba fazer lasanha. Durante muitos anos a lasanha foi “A” receita pela qual era conhecida pelos meus amigos, aquela que todos me pediam para fazer, e que era o meu prato assinatura! Era sempre a receita eleita em festas, fins de anos e afins…

Confesso que ainda hoje, apesar de jé não com a mesma frequência, continuo a fazer uma boa lasanha…

Agora vario imenso nos recheios e combinações, e até nas massas e nos molhos a acompanhar. Das últimas vezes que fiz lasanha, e não querendo usar o molho béchamel convencional. tenho usado uma outra combinação que eu acho que fica deliciosa, e que além disso é muito rápida de preparar e torna até a lasanha numa refeição rápida durante a semana. (Sim, eu sei que há molho bechamel à venda em pacote, que nunca comprei, e que rapidamente se faz na Bimby ou à mão…mas este ainda consegue ser mais rápido, sujar menos louça e é outra alternativa!!)

Desta vez usei também massa verde, com espinafres, mas é uma questão de gosto pessoal…


Ingredientes para 4 pessoas:


12 placas secas de lasanha verde (ou outra)

350g de carne picada à bolonhesa – usei carme que já tinha cozinhada, preparada e congelada já a pensar nestas receitas – há receita no blogue

150g de queijo ralado (mozarella, cheddar, emmental…)

200ml de leite de coco – de lata

200ml de natas ácidas (se preferirem podem usar normais)

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por montar a lasanha. No fundo de um pirex coloque um pouco de carne, cubra com 4 placas de lasanha. Por cima disponha mais carne cubra com queijo e mais 4 placas de lasanha. Repita até terminar com uma camada de placas de lasanha. 

Misture o leite de coco com as natas ácidas até obter uma mistura homogénea e tempere com um pouco de sal e pimenta a gosto. Verta sobre a lasanha, tendo a certeza que cobre tudo bem, e termine com um pouco de queijo ralado.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos, e bem coberto com papel de alumínio para não secar a lasanha. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe cozinhar e gratinar mais 10 a 15 minutos.

Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

3 respostas

  1. Gosto desta ideia, especialmente do "molho branco"!
    Já não faço há bastante tempo, e é algo que é apreciado em casa.
    Por acaso, tenho placas de lasanha verde, faltando as natas e o leite de coco, e possivelmente será feita com frango, perú ou atum. Vamos ver se sai, pois é bastante simples de preparar.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *