Queques de Aveia e Amoras

As férias começam amanhã….Na realidade começam esta noite, quando nos metermos todos no carro a caminho do nosso sul e da nossa praia! Antes disso é a azáfama habitual cá em casa fazer malas para 5 pessoas (vá, 4 que o meu marido faz a mala dele!!), deixar tudo organizado e arrumado, pronto para um regresso o mais fácil possível.

Entretanto, e porque me pediram muito. Deixo a receita dos queques de aveia e amoras que fiz para oferecer no cabaz de aniversário da minha amiga Ana, e que estavam mesmo muito bom. Nós gostamos e ela também!! E são uma boa ideia para a lancheira para levar para a praia ou para um piquenique.

Fica esta sugestão antes de férias. E como sabem, apesar das minhas férias, as receitas continuam por aqui, e eu também!!


Ingredientes para 12 queques:


2 ovos

250ml de leite ou bebida vegetal

10g de óleo de coco

100g de açúcar mascavado + um pouco para polvilhar

130g de flocos de aveia

110g de farinha de espelta ou farinha de trigo normal

1 colher de chá de fermento em pó

150g de amoras (usei congeladas)


Preparação:


Numa taça, e com a ajuda da batedeira ou robot de cozinha, misture os ovos com o leite e o óleo de coco. Misture depois o açúcar e a farinha, os flocos de aveia e o fermento e envolva bem com uma colher de pau.

Forre um tabuleiro de queques com forminhas de papel frisado e distribua a massa preparada pelas 12 formas. Em cada uma coloque três amoras e povilhe com um pouco mais de açúcar.

Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma grelha.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. E aqui estão eles, os queques que despertaram a minha curiosidade!
    São uma ideia deliciosa usar as amoras silvestres, que apanhei perto de casa (estas a par dos figos, têm um cheiro a Verão e a dias quentes, com o seu odor adocicado).
    Desejo umas boas férias, com muito descanso e passeios à mistura! Já tive 1 semana de férias, mas estou a desejar pelas de Setembro (quase 2 semanas), para serem usufruídas com mais calma.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Agora a passar é q reparei: qd se juntam as amoras, no final de tudo, antes de transferir a massa p as forminhas, certo? Obrigada. Bjinhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *