Pizza de Figos, Queijo de Cabra e Rúcula

Por aqui ainda continuam a chegar os figos. Já fiz uma compota deliciosa, usando a receita já publicada aqui no blogue de Doce de Figos com Vinho do Porto, mas como já não tinha vinho do porto, acabei por fazer com Moscatel, e ficou maravilhoso – acho que ainda melhor! Mas entretanto a figueira continua cheia e a dar, e de cada vez que passamos por lá, trazemos novo carregamento.

Talvez não durem muito mais tempo, que o Outono a chegar em força dá lugar a outras coisas, e por aqui já começam a aparecer romãs e beterrabas e batata doce roxa, e por isso, para nos despedirmos dos figos uma pizza de figo e queijo de cabra com rúcula do jardim.

Por aqui achamos delicioso. E por aí, também gostam desta combinação?


Tema: Receitas sem carne nem peixe para todos os dias

Porto – 27 de Outubro – 15h Workshops Pop -Up 

inscrições e informações: info@workshops-popup.com



Tema: Receitas Quentes para Dias Frios

Ovar – 28 de Outubro – 10h Colher de Chá – Furadouro

Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt


Ingredientes para 2 Pizzas:


Ingredientes para a massa da Pizza


250g de farinha (talvez um bocadito mais!)

7g de levedura seca

2dl de água morna

2clh sopa de azeite

sal q.b.


Preparação:


Desfaça a levedura na água morna e junte um pouco de farinha. Deixe levedar 10 minutos.

Peneire a restante farinha. Junte o sal, o azeite e o fermento e bata muito bem até obter uma massa fofa que se despegue da tigela. Se necessário junte mais farinha até ficar com a consistência desejada.

Faça uma bola, cubra com um pano e deixe levedar em lugar ameno cerca de uma a duas horas.


Ingredientes para o molho de tomate:


1 lata de tomate pelado

1 cebola média

2 dentes de alho

sal q.b.

azeite q.b.

oregãos q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a refogar num pouco de azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, sem queimar, junte o tomate pelado cortado em pedacinhos, e deixe levantar fervura. Tempere com sal e oregãos e com um pouco de polpa de tomate. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 20 minutos.

Recheio:


14 figos frescos 

200g de queijo de cabra

1 bola de mozarella fresca

25g de rucula selvagem


Preparação: 


Estique a massa de pizza e coloque-a num tabuleiro redondo ou num prato de pizza que possa ir ao forno. Cubra o fundo da pizza com o molho de tomate (mas sem exagero) e espalhe a mozarella previamente cortada em rodelas.

Coloque depois os figos  frescos cortados em quartos. Corte depois o queijo de cabra em fatias finas e espalhe sobre a pizza.

Leve a pizza ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixe cozinhar cerca de 12 minutos até a massa estar cozida e o queijo fundido.

Retire a pizza do forno e coloque a rucula selvagem. Regue com um fio de azeite e sirva partida em fatias.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Aqui está uma boa ideia para o fim de semana!
    Os figos estão escassos pelos meus lados, mas poderá ser adaptada com outra fruta que combine bem com queijo. E mesmo que não saia pizza, é uma boa ideia para uma bruschetta, tosta ou sandes aberta.
    O doce de figo, além do vinho do Porto ou Moscatel, fica bem com um leve "toque" de vinagre balsâmico. Experimentei uma vez num doce de figo e maçã (teve que ser assim, pois tinha poucos figos) e resultou bastante bem.
    Definitivamente, entramos no Outono com as suas coisas boas, em termos de frutos e legumes. As primeiras maçãs e peras da época, a batata doce (continua a ser um símbolo do Outono, antes de começar a ser vendida o ano inteiro), as abóboras, romãs, dióspiros, os primeiros citrinos.
    Curiosamente, é nesta época que começam a aparecer alguns frutos tropicais à venda na praça da minha zona, e que são produzidos no Algarve (manguitos pequeninos, abacates, goiabas, algumas limas).
    Divagações à parte, haja ideias para usar os produtos da estação!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *