Há muito que não fazia uma tortilha. Mas é uma refeição saborosa e nutritiva que se faz em poucos minutos, e que é perfeita para um jantar ou almoço mais preguiçoso de fim de semana. Além disso é muito versátil nos ingredientes que podemos usar, e permite as mais variadas combinações, bem como belas limpezas a “restinhos” que andem perdidos pelo frigorifico. Aqui apenas levou pimento e cebola num acombinação muito simples, mas nem por isso menos saborosa.
Fica a receita.
Próximo workshop:
Tema: Receitas quentes para Dias Frios
Lisboa – 10 de Novembro – 11h30 Workshops Pop-Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com
Ingredientes para 4 pessoas:
2 batatas doce médias (usei amarela)
azeite q.b.
2 dentes de alho
1 pimento vermelho
1 cebola roxa
6 ovos
sal e pimenta q.b.
Rúcula q.b.
sumo de limão
Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em rodelas com cerca de 3mm de espessura.
Leve uma frigideira com cerca de 22cm ao lume com cerca de 1 dedo de azeite e deixe aquecer. Junte as batatas às rodelas, envolva bem, e deixe cozinhar em lume brando. (Eu costumo tapar a frigideira e baixar o lume para que as batatas fiquem macias e não muito cocantes, e vou mexendo de vez em quando.
Descasque os dentes de alho e corte-os em fatias. Corte o pimento em tiras e a cebola em meios luas não muito finas. Leve outra figideira ao lume com um pouco de azeite e frite a mistura de pimento, cebola e alho. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar (se preferir, junte também um bocadinho de bacon ou linguiça, chouriço a este refogado). Retire e reserve.
Bata os ovos com um pouco de sal e pimenta.
Escorra depois o excesso de azeite das batatas, e envolva depois com a mistura de cebola, pimento e alho. Junte os ovos, tape, e deixe cozinhar até que os ovos deixem de estar líquidos. Se sentir necessidade vire a tortilha a meio do processo, para que cozinhe uniformemente dos dois lados. Coloque a tortilha no prato de servir.
Tempere a rúcula com sal, azeite e sumo de limão e coloque no centro da tortilha.
Sirva de pois cortada em fatias.
Bom Apetite!
3 respostas
Que ideia tão boa!
Já não faço há muito tempo, mas é algo versátil e rápido, que muitas vezes salva um almoço ou jantar "expresso".
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Aqui em casa como bons espanhóis,os meus são muito de tortilha.Mas nunca fiz de batata doce.Vou provar sua receita.
Besitos
Joana comecei a comprar os seus livros logo que saiam pois adoro a maneira como escreve e expõe os pratos. Mas em Outubro de 2017 fiquei sem cada porque o incêndio levou tudo.
Hoje consegui encomendar na livraria o seu primeiro. Depois seguirão os outros.
Muito obrigada por tudo que escreve