Fins de semana em casa, são também quase sempre fins de semana com refeições com os amigos, de petiscos na mesa e convívio. A primeira vez que preparei estas bruchetas foi a pensar nos workshops do início de verão, e a receita foi um autêntico sucesso entre todos. E como todos os sucessos, acaba a ser repetido até à exaustão, durante o verão e continua durante o inverno. Não há quem não goste e este fim de semana voltamos a repetir como entrada em mais uma refeição entre amigos.
Não há nada mais simples de preparar e é um petisco muito português. E para mesas de festas é sempre algo que fica bem. E por falar em mesas de festa, vêm aí mais workshops a pensar no Natal!
Tema: Receitas Quentes para Dias Frios – ESGOTADO
Porto – 24 de Novembro – 15h Workshops Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com
Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa
Lisboa – 1 de Dezembro – 11h30 Workshops Pop – Up Chiado
inscrições e informações: chiado@workshops-popup.com
Porto – 15 de Dezembro – 15h Workshops Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com
Ingredientes para 4 pessoas:
1/2 broa de milho
2 latas pequenas de sardinha ou petinga em azeite
50ml de azeite
2 dentes de alho
1 cenoura
1 cebola pequena
1 colher de sopa de pimenta em grão
4 cravinhos
2 folhas de louro
50ml de vinagre
Salsa picada q.b.
Preparação:
Comece por preparar o escabeche. Descasque a cebola e a cenoura. Corte a cebola em meias luas finas, e a cenoura em rodelas também fininhas. Descasque e pique os dentes de alho.
Leve uma frigideira ao lume com o azeite, deixe aquecer um pouco e junte a cebola, os dentes de alho, a cenoura, os cravinhos, a pimenta em grão e o louro. Deixe refogar em lume brando até a cebola estar transparente e cozinhada. Tempere com sal e acrescente o vinagre. Deixe levantar fervura e desligue o lume. Reserve.
Corte a broa em fatias e disponha-as numa travessa – se preferir poderá torrar a broa. Disponha as sardinhas ou petingas em azeite, previamente escorridas sobre a broa. Por cima disponha o escabeche.
Termine com a salsa picada.
Bom Apetite!
Uma resposta
Que belo petisco!
Um sabor tão nosso, revisitado numa apresentação diferente, e que agradará a todos (pelo menos, os apreciadores de sardinhas e escabeche).
Conheço várias pessoas com paladares muito "tradicionais" em termos de entradas (não gostam de entradas cheias de cremes e "ingredientes estranhos"), e que não recusariam este petisco.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira