Tentamos sempre variar a nossa alimentação o mais que possível. Não estarmos sempre agarrados às coisas mais habituais e variarmos a nossa lista de compras e ementa semanal. Aquelas coisas que estamos sempre a ouvir – e que eu também estou sempre a falar – de consumir fruta e legumes da época e variar acompanhamentos, de varias as carnes e os peixes, e até os cortes de carne. Sei que muitas vezes, por comodidade acabamos a comprar sempre as coisas que sabemos que todos gostam, e todos comem sem problema, birras ou choro, mas depois temos aquela sensação de estarmos sempre a comer as mesmas coisas, e a repetir as mesmas receitas todas as semanas, mês após mês.
Apesar de gostarmos muito de coelho aqui em casa, acho que foi preciso a campanha europeia para promover e incentivar o consumo de carne de coelho, para me lembrar que não a consumimos tantas vezes assim, nem a incluímos na nossa ementa semanal, de modo a variar o consumo de carne, e não estarmos sempre agarrados a aves, porco e vaca….E por isso é que estas iniciativas acabam por ser importantes para todos – mesmo para quem, como eu, faz questão de variar. E aqui fica, mais uma vez em parceria com a ASPOC, uma nova receita com carne de coelho, que é uma carne muito saudável, magra e perfeita para todos.
Próximos Workshops:
Tema: Mesas de Festa
Lisboa – 1 de Dezembro – 11h30 Workshops Pop – Up Chiado
Inscrições diretas aqui
Porto – 15 de Dezembro – 15h Workshops Pop -Up
Inscrições diretas aqui:
Ingredientes para 4 pessoas:
4 pernas carnudas de coelho
4 pernadas de tomilho fresco
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
3 dentes de alho
200ml de vinho branco ou verde
1 ovo batido
pão ralado ou farinha de mandioca q.b.
Preparação:
Comece por temperar as pernas de coelho com sal, pimenta, os dentes de alho picados, o vinho branco, o fio de azeite e 3 pernadas de tomilho frescos picado grosseiramente. De preferência deixe a marinar no frigorifico de um dia para o outro.
Retire o coelho da marinada e escorra bem.
Numa taça coloque o ovo batido e noutra o pão ralado temperado com um pouco de sal e pimenta e com as folhinhas de 1 pernada de tomilho. Passe depois as pernas de coelho pelo ovo batido e em seguida pelo pão ralado temperado, cobrindo bem, e coloque depois num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Regue as pernas de coelho com um fio de azeite e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 1 hora, até as pernas estarem douradas por fora e macias por dentro.
Sirva depois com acompanhamentos a gosto.
Bom Apetite!
2 respostas
Gosto destas ideias para variar o consumo da carne de coelho, para além da forma mais tradicional (pelo menos aquela que sempre conheci – estufado).
Incluo-me no grupo que consome pouco, por via das circunstâncias, pois nem todos a apreciam em casa e nem sempre se encontra à venda nos supermercados/talhos (nem todos vendem e quando vendem, têm pouca quantidade disponível).
Será algo para experimentar, e talvez cativar os "reticentes" lá de casa!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Olá,
Nós aqui em casa gostamos muito de coelho e faz parte da nossa ementa semanal. O meu avô criava coelhos que depois matava e a minha avó cozinhava. A minha infância está repleta desses momentos!
Procuro, por isso, formas de o cozinhar diferentes umas das outras, para não o comermos sempre da mesma maneira. Obrigada então pela partilha! Vou experimentar!
Beijinhos
Margarida
https://minhacasadopatio.blogspot.com/