Feijoada de Bacon de Peru Primor

Os desafios da Primor Charcutaria são sempre um exercício à minha criatividade. Desta vez a ideia era trabalhar uma receita “quentinha” com o bacon de Peru. Comida de conforto nesta altura do ano é sempre um desafio aceite. E a ideia de uma feijoada mais “leve” não parava de me despertar os sentidos. A juntar a isto, tinha acabado de comprar feijão para demolhar e cozer, e os cabazes de legumes trazem agora imensas couves., pelo que o trio desta feijoada estava encontrado.

E assim, lá saiu uma receita de conforto, que quase apetece comer à colher numa taça ou prato fundo, em frente à lareira e só com uma colher. Definitivamente o meu tipo de comida quente para dias frios.

Aqui fica a sugestão, com mais este desafio da Primor Charcutaria.


Próximos Workshops:

Tema: Mesas de Festa


Lisboa – 1 de Dezembro – 11h30 Workshops Pop – Up Chiado

Inscrições diretas aqui

https://www.workshops-popup.com/workshop/receitas-para-as-festas-que-vem-ai-por-joana-roque/?tickets_process=#buy-tickets



Porto – 15 de Dezembro – 15h Workshops Pop -Up

Inscrições diretas aqui: 

https://www.workshops-popup.com/workshop/receitas-para-as-festas-que-vem-ai-por-joana-roque-2/?tickets_process=#buy-tickets


Ingredientes para 2 pessoas:


400g de feijão azuki cozido (podem também usar feijão preto ou feijão vermelho)

1/2 couve coração em juliana grossa

1 cebola pequena

2 dentes de alho

1 lata pequena de tomate pelado

200g de bacon de peru primor

1 folha de louro

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve num tacho ao lume juntamente com um pouco de azeite e a folha de louro. Deixe refogar um pouco, e acrescente depois o bacon de peru cortado em pedaços e deixe saltear. Acrescente depois o tomate pelado e tempere de sal e pimenta. Deixe ferver cerca de 5 minutos em lume branco. Junte agora a couve em juliana grossa e junte cerca de 200ml de agua e retifique de sal e pimenta. Deixe cozinhar mais um pouco até que a couve esteja macia. Acrescente depois o feijão, envolva bem, e deixe cozinhar mais uns minutos para apurar bem.

Sirva simples ou com arroz branco, se preferir.


Bom Apetite!



*Post escrito em parceria com a Primor Charcutarias

4 respostas

  1. Uma sugestão bem reconfortante, mesmo a calhar para "aquecer" dias frios!
    Faço algo parecido, e que varia consoante o que há em casa, parecendo chilli ou feijoada (ou "grãozada") em versões "aldrabadas" (a base é a mesma, variando a carne usada e se usar couve e cenouras, sai feijoada ou "grãozada").
    Venham ideias com as leguminosas, que fazem parte da nossa tradição, e que por vezes andam "afastadas" da nossa cozinha, em detrimento de ingredientes mais "apelativos".

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *