Os quarenta chegaram. Provavelmente mais rapidamente do que eu estaria à espera. Mas são 40 anos felizes.

Felizes, porque não posso desejar muito mais do que aquilo que tenho. Na realidade tenho tudo o que realmente importa e me permite ter uma vida que sinto como completa. Tenho 3 filhos maravilhosos, saudáveis e muito amados e desejados. Tenho o Miguel, companheiro de uma vida, melhor amigo, porto seguro, pessoa-paraquedas e sei que juntos somos uma verdadeira equipa.

Tenho pais, irmã, avós, sogros, cunhados, sobrinhos que adoro e que fazem parte da minha vida todos os dias. Tenho amigos-famila e sobrinhos emprestados que fazem também parte do meu núcleo. E tenho amigos-abrigo presentes para ouvirem desabafos, para darem risadas, dizer disparates sem filtro e simplesmente estarem lá.

Faço algo que adoro, entre workshops, livros, e receitas no blogue. Sou feliz entre tachos e panelas e (acho eu!) consigo transmitir isso aos outros, e partilhar com eles um pouco desta minha alegria e desta minha paixão que deixou de ser hobby para ser trabalho.

Tenho o verdadeiro lar dos meus sonhos. Uma casa cheia de afetos e amor e pessoas que se sentem sempre bem vindas e que não precisam de convites para aparecer. Tenho tudo o que é essencial e ainda mais.

E também me esforço, todos os dias por ser uma pessoa melhor. Tento compensar as minhas faltas e os meus defeitos. Pedir desculpa quando sei que magoei alguém, evitar confrontos e conflitos desnecessários, engolir sapos com elegância, focar-me no que interessa e não deixar que aquilo que não vale a pena tome conta da minha cabeça e do meu coração. Talvez estar a chegar aos 40 me esteja a tornar mais consciente não só da minha maneira de estar na vida, mas também da maneira dos outros estarem na vida, e assim deixar que a vida flua. Aceitar tudo e todos, mesmo quando não gosto ou não compreendo. Está tudo bem. Porque na verdade não devemos deixar que a opinião, e os actos de quem não nos é realmente próximo nos afete. 

Nada como nos aceitarmos como somos e aceitarmos os outros. Melhorando o que pode ser melhorado, mas sem deixar que isso nos tolde o discernimento. E ir deixando coisas que não interessam para trás..

Faço hoje 40 anos e estou ainda mais optimista, a continuar querer ver sempre o lado positivo e a sonhar com muitas coisas que ainda não consegui concretizar. E ainda quero fazer muitas coisas. Ver muitas coisas. Conhecer muitas coisas. E, se Deus o permitir, ainda há muitos anos para viver e muitas mais coisas para me fazerem felizes. Assim eu mereça e corra atrás delas. Mas desde que haja amor e pessoas que se importem connosco à nossa volta, está tudo bem!

Um ano de cada vez! Para o ano há mais!

24 Responses

  1. Muitos Parabéns Joana! Pelo seu aniversário, pela sua vida e pelo que escreve! A Joana inspira cozinhas, inspira casas, inspira famílias e inspira vidas! Que continue a fazê-lo por longos e bons anos!

  2. Muitos Parabéns Joana um dia muito feliz e que seja sempre feliz. Continua assim você é uma verdadeira inspiração mts parabéns

  3. Parabéns Joana! Continue a fazer o que lhe dá prazer e que nos inspira enquanto seus seguidores. Que os anos que aí vêm lhe tragam muitos mais sucessos, sempre junto de quem mais ama. Beijo

  4. Muitos parabéns Joana e muito obrigada por partilhar connosco 🙂 Obrigada por ser uma inspiração!! Muitas felicidades 🙂 Beijinhos

  5. Parabéns Joana!!!
    Desejo-lhe um dia muito feliz com todos os seus!!
    Até breve!
    Boas festas também!!
    Beijinhos,
    Elsa Ferreira

  6. Muitos parabéns, Joana!
    Que venham muitos mais rodeada da familia e amigos, dos seus leitores que a acompanham, a partilhar as suas aventuras e desabafos, e com muita inspiração!
    E já agora, bem vinda aos "entas"! Para muitos, uma idade que é os novos "20", mas também é uma idade em que se começa a dar prioridade a aquilo que é realmente importante.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  7. Gosto de ti aqui, no blog, no instagram, no Facebook, por email, por mp, por sms gosto de ti em todos os lugares <3

  8. Muitos parabéns!! Gosto imenso das suas receitas que nos deixam sempre bem.Acompanho com muito prazer as suas publicações.
    Parabéns e muitas felicidades
    Ana Maria Solano

  9. Muitos parabéns! Acompanho-a diariamente há alguns anos e gosto muito do que faz :)) Um dia muito feliz

  10. Bem, c várias pessoas amigas a fazerem anos este mês, achei q o teu dia era 16 🙂 Bjinhos e venham mais 40, certo? Tb sinto q chegaram depressa, mas tb acho q chegaram bem 🙂 Não tenho uma família como tu (marido e filhos), mas tenho irmã, pais, avós e mts amigos para me fazerem feliz 🙂 Por isso, tb me sinto abençoada 🙂 E claro, és uma inspiração diária: pelas tuas receitas, dicas e forma de estar na vida 🙂 Tudo de bom, hoje e sempre! Bjinhos e boas festas 🙂

  11. Parabéns Joana pelos seus 40, e que o futuro lhe traga muitos mais e seja sempre muito feliz e alcance sempre todos os seus sonhos.

  12. Muitos Parabéns querida Joana 🙂
    Cada década tem a sua beleza, o seu encanto e à medida que vamos caminhando, cada ano traz-nos a alegria de cada momento vivido, crescemos e tornamo-nos sábios, pois a Vida é a nossa maior professora. Quem vive para amar e partilhar, fica mais rico em valores que brilham e iluminam quem nos rodeia. Venham muitos mais repletos de amor, saúde e principalmente inspiração, alegria para partilhar com todos que te rodeiam, família, amigos e mesmo aqueles para quem a tua presença diária neste blogue te torna "amiga".
    Um grande beijinho e forte abraço da "amiga virtual" que te segue diariamente há mais de 10 anos.
    Romã :*

  13. Parabéns pela partilha pessoal deste lindo texto. Obrigada pela inspiração que transmite a todos nós que a seguimos diariamente. Bem vinda aos 40 (tenho 46),uma idade muito bonita. Um abraço e Feliz Natal. Heloísa Leitão

  14. Muitos parabéns, Joana! Tem sido um prazer acompanhar-te nestes últimos anos, ver a família a crescer, a vida mudar, e tu continuas a ser tu mesma, só cada vez mais feliz e completa! Que continues a partilhar generosamente tanto de ti com o resto do mundo 🙂 Obrigada!

    Um beijinho