Finalmente a conseguir folhear os meus novos livros de cozinha, oferecidos no natal. A deixar-me ir com as receitas que me chamam a atenção, marcando-as com post-it para ir fazendo.
A receita de hoje chamou-me a atenção no primeiro minuto. Tanto que o livro ficou dias aberto nesta página à espera da oportunidade para finalmente fazer a tarte. Achei curioso o uso dos flocos de aveia na base, em vez da utilização de uma farinha de trigo convencional, da adição das sementes no recheio da tarte, e da versatilidade de se usarem vários frutos secos juntos, em vez de apenas a amêndoa.
Eu achei a tarte deliciosa e difícil de se parar de comer. E uma sobremesa ideal para um almoço de família durante o fim de semana.
Ingredientes:
(in “ Sem Glúten com Paixão” – Sofia Paixão, página 223)
Base:
200g de flocos de aveia
80g de açúcar de coco (podem usar mascavado)
70g de manteiga
1 ovo
Recheio:
100g de nozes
75g de amêndoas sem pele
50g de sementes de abóbora
70g de manteiga
100g de acúcar de coco (ou mascavado)
25ml de bebida de aveia (ou leite ou outra bebida vegetal)
Preparação:
No robot de cozinha coloque os flocos de aveia e o açúcar e triture até obter uma mistura fina. Junte depois a manteiga e o ovo e misture até obter uma massa.
Forre o fundo de uma tarteira de fundo amovível com a massa (apenas o fundo) e alise com uma colher ou uma espátula. Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
Entretanto prepare o recheio. No robot de cozinha coloque os frutos secos e as semnetes de abóbora e triture ligeiramente só para partir os frutos, mas sem ficarem desfeitos e farinha.
Numa caçarola coloque coloque a manteiga, o açúcar e a bebida de aveia e deixe derreter, Junte depois os frutos secos picados, envolva bem e deixe cozinhar 5 minutos, mexendo ocasionalmente.
Retire depois a tarte do forno e espalhe recheio por cima e leve ao forno mais 15 minutos até caramelizar.
Deixe arrefecer completamente antes de desenformar e servir.
Bom Apetite!
4 respostas
Já a tinha visto a receita no livro, tendo ficado curiosa com ela.
Chamou a atenção juntamente com outras, nomeadamente as bolachas, o bolo e os queques de chocolate).
O livro é muito interessante, e alarga um pouco os horizontes em termos de utilização de ingredientes, além da temática específica.
Já estava na lista do "a fazer", mas esta postagem deu o impulso para fazer o mais breve possível!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
PS: * onde está "postagem", ler publicação, sff
Sara Oliveira
Mesmo sem foto (sei q chegará qd possível) fiquei curiosa e interessada em fazer esta tarte em breve 🙂 Bjinhos e bom fds.
Olá,
Obrigada peça partilha. Mais uma receita a experimentar e saborear!
Beijinhos