Caldo Verde sem Batata à minha moda

Há muitos e muitos anos, talvez quase tantos como tem este blogue, que quase nunca faço sopa com batata. Nada contra a coitada da batata, mas porque é uma forma de tornar a sopa mais “leve” e de utilizar outros legumes, aumentando assim a diversificação de legumes na nossa alimentação. E até porque, muitas vezes, depois da sopa, lá vem o arroz, as batatas ou a massa, e não há necessidade de duplicar “hidratos”.

Ora então, há muito tempo que faço o caldo verde assim, com uma mistura de couve flor e courgete, que mantém a cor e consistência do caldo verde tradicional, e que, na minha opinião, pouco lhe altera o sabor até porque raramente descobrem a troca…..

Depois de ter partilhado pelo instagram, os pedidos e perguntas foram tantos que achei que a receita detalhada era merecida aqui.

Por isso, aqui fica!


Ingredientes para 6 pessoas:


1/2 couve flor

1 cebola

2 dentes de alho

1 courgete grande

sal q.b.

azeite q.b.

300g de couve em caldo verde

1/4 de chouriço de qualidade


Preparação:


Corte a couve flor em floretes. Descasque a courgete e corte-a em pedaços pequenos. Descasque os dentes de alho e a cebola e pique-os grosseiramente. Retire a pele ao chouriço.

Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer, junte depois os legumes e o pedaço de chouriço e deixe refogar alguns minutos, até os legumes começarem a ficar dourados, e o chouriço começar a largar alguma gordura.

Junte depois agua, só até cobrir os legumes, e tempere com um pouco de sal. Tape e deixe cozinhar até os legumes estarem macios.

Retire depois o chouriço e triture os legumes. Acrescente água até obter a consistência de puré desejada e retifique de sal, deixando novamente levantar fervura.

Junte depois as couves, envolvendo bem, e deixe ferver em lume brando até que ests fiquem cozidas, 10 a 15 minutos, aproximadamente.

Sirva quente, com umas rodelas de chouriço, se gostar.


Bom Apetite!

8 respostas

  1. Costumo fazer o caldo verde com a batata, e só há alguns anos atrás experimentei fazer com só com courgete (quando comecei a usar na cozinha). Não fiquei muito convencida na altura, pois ficou demasiado aguada.
    No entanto, tenho feito com uma mistura de batata e courgete, e é uma versão bem recebida.
    Irei experimentar esta combinação, couve flor e courgete, pois é uma forma de variar a base da sopa e aproveitar a época da couve flor. Curiosamente, lembra uma sopa/creme de couve flor que costumo fazer, que leva noz-moscada, em que variam alguns ingredientes consoante o que há em casa (couve flor, batata/nabo/chuchu, cebola).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Cá tb se deixou a batata for a da sopa há cerca duma década 😉 A última vez q se fez caldo verde foi com uma mistura de chuchu e courgette, mas realmente ficou com um sabor peculiar (não necessariamente mau!). Hei de experimentar esta tua versão p provar 🙂 Obrigada 🙂 Bjinhos.

  3. Sugestão para a cozedura dos legumes sem desperdício de energia: usar a bola de arroz do cozido. Cozem ao mesmo tempo que a base e é só tirar para triturar.

  4. Foi aqui que descobri que a couve-flor é uma substituta de excelência da batata na sopa, pois a consistência cremosa fica a mesma. Super fã. Também já não faço sopas com batata.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *