É sempre uma inspiração seguir outras contas e blogues no instagram. Principalmente quando têm princípios e formas de cozinhar muito diferentes das nossas. Porque assim aprendemos todos os dias, e porque a partilhar devia ser algo essencial nas redes sociais, em vez de andarmos a contar seguidores, e a ver quem tem mais, como se isso quisesse dizer alguma coisa acerca do tipo de conteúdos que é partilhado.
Além de outras, gosto de seguir contas vegan, macrobióticas e vegetarianas. As saudáveis e as de guloseimas. As de nutricionistas e as de especialistas em bolos.
E com as contas vegan e afins, tenho-me aventurado muito mais a cozinhar vegetais de outra forma, e têm sido uma inspiração acrescida às minhas semanais receitas sem carne nem peixe.
Esta semana não foi excepção porque, desde que vi o “Alho”, a fazer um arroz com vários legumes, que fiquei com vontade de recriar aquela receita. Não fiz a mesmo versão que ela. Substituí imensos ingredientes com o que tinha em casa, e não usei o seitan, que não tenho, nem consumo. Mas posso dizer-vos que ficou um arroz delicioso, que até os miúdos comeram – mesmo que tenha tido de andar a escolher as coisas verdes (espinafres) e as castanhas (cogumelos).
Uma receita deliciosa, uma forma de diversificar o nosso consumo de vegetais, e de comer uma refeição reconfortante e satisfatória, sem sentir falta de carne ou de peixe.
Será certamente para repetir, com uma ou outra variação.
Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças
350g de grão de bico cozido e escorrido (cozido em casa com alga Kombu – algo que aprendi com a cozinha macrobiótica)
1 chávena de arroz basmati já cozinhado
1/2 cebola
1 cenoura
200g de cogumelos
1 alho francês
1 tomate
3 dentes de alho
4 colheres de sopa de vinagre
2 mãos cheias de espinafres baby frescos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
Preparação:
Prepare os legumes. Corte os cogumelos em laminas, o alho francês em rodelas, o tomate em cubinhos, os dentes de alho em laminas fininhas, a cebola em meias luas, a cenoura em rodelas bem fininhas.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte metade do alho. Acrescente os cogumelos, a cebola, o alho francês, a cenoura e deixe saltear bem, temperando com um pouco de sal e pimenta. Acrescente depois o grão de bico cozido e envolva bem, até os legumes estarem cozinhados e crocantes. Retire e reserve.
Na mesma frigideira coloque um pouco mais de azeite, o restante alho, o tomate em cubinhos e deixe cozinhar até o tomate estar meio desfeito. Tempere com um pouco de sal e pimenta (se quiser um pouco de piri-piri ou malagueta, mas por causa dos miúdos não acrescentei) e junte o vinagre envolvendo bem. Volte a colocar a mistura dos legumes na frigideira, assim como o arroz e envolva tudo muito bem.
Por fim acrescente os espinafres fresvos e envolva mais uma vez.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
2 respostas
Adoro esta ideia, pois é bastante versátil!
Será para experimentar, com arroz ou mesmo massa miúda, quinoa ou grãos de cereais cozidos.
A internet e redes sociais podem ser uma fonte de inspiração útil no que se refere à culinária, independentemente da corrente culinária. Acompanho contas variadas, muitas das quais dão o mote para algumas ideias em casa, para além dos livros variados que existem em casa. Há tanto para experimentar, para não cairmos na monotonia.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Nice 🙂 A fazer com certeza, tb c alguma variação p rentabilizar o q há na arca congeladora 😉 Bjinhos e obrigada pelas partilhas 🙂