Esta é uma das entradas rápidas e fáceis que, mais vezes faço. E, normalmente, é sempre bem recebida!
Na maioria das vezes, faço a versão mais simples. Ovos cozidos abertos ao meio, servidos com maionese caseira de caril. Neste domingo que passou, acabei a juntar mais umas coisinhas aos ovos cozidos. Ou seja, basicamente o que cá tinha em casa: tomates cereja, azeitonas verdes descaroçadas e cornichons (mini pepinos de conserva em pickles)
Mas na verdade é possível juntar quase tudo o que quiserem, e que achem que combina bem. (Estou agora a pensar que uma cama de folhas de rucula e bacon crocante também tinha ficado bom!)
Faço isto há muitos anos, e a receita até já está no blogue, mas fazia sempre com ovos de codorniz. Nos últimos tempos passei a fazer com os ovos de galinha, cortados ao meio, e quando é mais quantidade, para mais pessoas, é preferível, porque descascar ovos de codorniz não é uma tarefa fácil! Perfeito agora que as minhas galinhas estão a pôr ovos de forma abundante, e é sempre uma forma de os gastar!
Próximos Workshops:
“Receitas Simples e Deliciosas para Dias de Primavera”
Em LISBOA, PORTO e OVAR
LISBOA – 25 de Maio: Workshops Pop Up Chiado, 11h30 – (INSCRIÇÕES AQUI)
PORTO – 11 de Maio: Workshops Pop Up Porto, 11h30 – (INSCRIÇÕES AQUI)
OVAR – Furadouro – 12 de Maio: Colher de Chá, 10h – inscrições em geral@colherdecha.pt
Ingredientes:
10 ovos
15 tomates cereja
150g de azeitonas verdes descaroçadas
100g de cornichons em pickles
Maionese de Caril:
1 ovo
75ml de óleo vegetal (uso oléo de grainha de uva)
75ml de azeite
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sobremesa de pó de caril
1 colher de chá de alho em pó
Preparação:
Coza os ovos cerca de 8 minutos e deixe-os arrefecer em água fria. Descasque e corte-os ao meio., colocando-os num prato ou travessa de servir. Espalhe depois pela travessa os tomate cereja, as azeitonas e os cornichons.
Prepare a maionese: no copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, o sumo de limão, a mostarda, o pó de caril, o alho em pó e tempere de sal e pimenta. Misture o óleo e o azeite. Junte depois 1/3 dessa mistura ao ovo e temperos e ligue a varinha mágica fazendo movimentos para cima e para baixo emulsionando todos os ingredientes. Vá depois acrescentando a restante mistura de azeite e óleo, em fio, ao mesmo tempo que mantêm o movimento da varinha mágica. No final a maionese deverá estar espessa. Rectifique de sal e pimenta.
Coloque numa tacinha e sirva a acompanhar para que cada um se sirva a gosto.
Bom Apetite!
4 respostas
Adorei esta ideia 🙂 nunca fiz maionese de caril, mas maionese feita em casa é tudo 😉
Terei uma festa cá por casa em breve e esta entrada está já registada para fazer. Obrigada, beijinhos.
Esta maionese é deliciosa!
Uma das surpresas dos workshops, e é realmente simples de fazer. O pó de caril faz diferença (e se for de boa qualidade, melhor ainda!), "cortando" o sabor adocicado da maionese.
Nunca fiz maionese em casa, por o seu consumo ser muito pontual, correndo o risco de ficar estragada por não ser consumida em devido tempo.
No entanto, tal como demonstrado no workshop, ela é realmente simples de fazer, e talvez a faça para acompanhar (ou complementar) algumas coisas, agora que o tempo começa a convidar a comidas mais leves.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Que excelente entrada,..
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Duas palavras que são música para os meus ouvidos: ovos e maionese 😛