A carne de coelho não é do agrado de todos, eu sei! Do ponto de vista nutricional é uma carne considerada magra e saudável, e é uma forma de variarmos a nossa alimentação e de diminuir o consumo de carnes vermelhas.
Cá em casa aparece com alguma frequência e todos gostam. E é muito simples de confeccionar, porque até há a vantagem de comprarmos, em vez de coelho inteiro, apenas as “partes” que mais gostamos.
Desta vez cozinhei apenas os lombinhos, (apenas carne, sem ossos nem nada) que cozinham muito rápido e que são optimos para quem, como eu tem de arranjar carne para 3 crianças pequenas. Acompanhei os lombinhos de coelho com um arroz salteado com verdes que ficou delicioso. Uma refeição bastante rápida e cheia de sabor.
Já há uns tempos tinha falado que existe uma campanha europeia para incentivar o consumo de carne de coelho. E mais uma vez, em parceria com a ASPOC, preparei uma receita. Espero que gostem!
Próximos Workshops:
“Mesas para Refeições ao Ar Livre “
PORTO – 16 de Junho: Workshops Pop Up Porto, 11h30 (Inscrições aqui)
OVAR – Furadouro – 30 de Junho: Colher de Chá, 10h – inscrições em geral@colherdecha.pt
Ingredientes para 4 pessoas:
500g de lombinhos de coelho
sumo de limão q.b.
1 colher de chá de alho em pó
sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa de tomilho seco q.b.
azeite q.b.
300g de arroz basmati cozinhado
1 alho francês pequeno
4 folhas de acelgas
1 dente de alho
Preparação:
De véspera ou com algumas horas de antecedência tempere a carne de coelho com sal, pimenta, sumo de limão e alho em pó. Deixe marinar.
Entretanto prepare o arroz. Corte o alho francês em fatias finas e lave bem para retirar todas as impurezas. Corte as folhas das acelgas, enrolando-as bem e cortando numa juliana fininha, como se estivesse a fazer caldo verde. Lamine o dente de alho.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e acrescente o dente de alho, o alho francês e as acelgas e deixe saltear até que fiquem cozinhadas e crocantes. Tempere com sal e pimenta a gosto, e envolva o arroz basmati cozinhado, misturando bem. Reserve.
Leve depois outra frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer. Coloque depois os lombinhos de coelho, polvilhe com o tomilho em pó e deixe-os alourar de ambos os lados até ficarem dourados – mas atenção para não os deixar secar.
Sirva os lombinhos de coelho com o arroz salteado e uma salada de tomate.
Bom Apetite!
3 respostas
Que delícia! Adorei a sugestão 🙂
Nunca vi lombinhos de coelho à venda, sabes onde posso encontrar Joana?
Obrigada pela partilha.
Um beijinho
Cláudia Ralha
http://www.oprazerdacozinha.com
Mais uma receita para variar as receitas de coelho, e ver se cativo os de casa, mais "avessos" a ela.
Irei estar atenta aos supermercados (onde moro, raramente vejo coelho à venda), especialmente os próximos do serviço, que costumam vender a carne de coelho partida (coelho inteiro partido, pernas ou lombos).
Também, fico com a sugestão para o arroz, pois é uma forma de aproveitar sobras de arroz branco.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Que deliciosa sugestão!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/