A minha Tarte de Limão Merengada

Véspera de fim de semana prolongado, com um feriado a chegar na segunda feira! Por isso nada melhor do que uma receita doce para estes dias.

Esta é a minha versão favorita de tarte de limão merengada. Uma massa fantástica que se adapta a muitas outras preparações, com um sabor amanteigado e que se desfaz na boca. O recheio um delicioso e citrico lemon curd, para mim melhor do que os recheios mais tradicionais com leite condensado – do qual eu não sou a maior fã. E depois o merengue fofo e tostadinho por cima!

Uma optima maneira de acabar uma refeição, de servir num almoço de domingo ou num jantra de amigos, agora que os limões estão em força!

Bom fim de semana!


Próximos Workshops:


“Mesas para Refeições ao Ar Livre “


PORTO – 16 de Junho: Workshops Pop Up Porto, 11h30 (Inscrições aqui)


OVAR – Furadouro – 30 de Junho: Colher de Chá, 10h – inscrições em geral@colherdecha.pt


Ingredientes para o curd de limão:


140g de açúcar amarelo

casca de 1 limão (apenas a parte amarela)

125ml de sumo de limão

60g de manteiga

2 colheres de sopa de leite

2 ovos

2 gemas


Ingredientes para a massa:


100g de açúcar em pó

300g de farinha

125g de manteiga

2 gemas de ovo

2 colheres de sopa de leite


Ingredientes para o Merengue:


4 claras em castelo

125g de açúcar


Preparação:


Numa taça coloque o açúcar em pó, a manteiga e as gemas e bata com a batedeira eléctrica (ou à mão) até obter uma mistura lisa. Aos poucos e poucos vá acrescentando a farinha, sem deixar de bater com a batedeira. Junte depois o leite (que poderá não juntar se achar que a massa está no ponto, ou juntar um pouco mais se a achar demasiado seca.)

Retire a massa da tigela e amasse um pouco mais com as mãos na bancada enfarinhada.

Forre depois uma forma de fundo amovível com a massa e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos ou até as a massa estar cozinhada e ligeiramente dourada nas pontas. Deixe arrefecer completamente.

Prepare o curd de limão: misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga. Adicione a raspa e o sumo dos limões e cozinhe em lume médio, mexendo constantemente até engrossar. Deixe arrefecer.

Depois de tudo frio, encha a base da tarte com o curd de limão.

Bata as claras em castelo com o açúcar e coloque sobre o creme de limão. leve depois o merengue a alourar no forno ou use um maçarico de cozinha. (No caso de fazer a refeita com antecedência, o merengue só deve ser feito e colocado na tarte e queimado, antes de servir!)


Bom Apetite!

7 respostas

  1. Esta tarte…sem palavras para a descrever!
    Embora não esteja habituada a este tipo de tartes (o normal é a de maçã ou alguma com o recheio cozido), está surpreendeu pelo contraste da massa adocicada e amanteigada, com a "acidez" e e aroma do lemon curd. Provei-a no workshop, e fiquei com a ideia de a fazer em versão mais pequena, usando eventuais sobras de massa e lemon curd em bolachas recheadas (ou uma espécie de tartelete com o merengue).
    Tenho muitos limões e será uma forma de os usar, além de fazer uma dose generosa de lemon curd para guardar (congelando ou pasteurizando os frascos).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *