Gaspacho em 3 Tempos

Nada como os dias mais quentes para se começar a vontade de se iniciar uma refeição com uma sopa fria.

Curiosamente faz parte das minhas memórias, a minha avó a preparar gaspacho (à moda alentejana, e cuja receita encontram aqui no blogue). E nessa altura não achava grande piada. Bastava começar o tempo quente, a abundancia de tomates, pepinos e pimentos da hortinha, e lá havia gaspacho quase todos os dias para o almoço, com gelo e muito oregãos, e que o meu pai comia sempre com enorme satisfação.

Pois eu aprendi a gostar de gaspacho, mas gosto mais da versão tudo triturado…. Acho além de mais simples de preparar, que fica mais suave ao paladar.

Deixo-vos aqui a minha versão, que se prepara em poucos minutos. Se tiverem os legumes no frigorífico e usarem agua fresca, então ainda melhor para combater o calor!


Ingredientes para 4 pessoas:


2 tomates coração de boi maduros

1/2 pepino

1/2 pimento vermelho

1 cebola pequena

2 dentes de alho

1 colher de sopa de oregãos secos

azeite q.b.

flor de sal q.b.

2 colheres de sopa de azeite

vinagre de vinho q.b.


Preparação:


Lave bem os legumes. Retire o pé ao tomate e corte-o em pedaços. Descasque o pepino, deixando apenas um pouco de casca  e corte-o também em pedaços. Limpe de sementes o pimento e corte-o também. Descasque a cebola e os dentes de alho  e corte-os em pedaços.

Coloque tudo no copo liquidificador, robot de cozinha, ou copo da varinha mágica. Tempere com flor de sal, os oregãos, o azeite e vinagre a gosto. Triture tudo até obter uma consistência muito cremosa. Se estiver muito grosso, junte um pouco de água fria, até obter a consistência desejada, e bata/triture mais um pouco.

Retifique de temperos.

Sirva bem fresco, simples, com ovo cozido picado ou presunto.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. O gaspacho nunca fez parte dos hábitos de casa durante a época do tomate, embora fosse habitual a sopa de tomate com ovo esfarrapado.
    Recentemente, é que comecei a gostar de gaspacho (com algumas variações), embora a versão triturada seja mais apreciada.
    Vai ser algo a fazer, pois há muito tomate para dar conta, sem ser em saladas!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *