Foi num workshop, em conversa final, à volta da mesa, com os participantes que a conversa do tofu surgiu. Partilharam-se algumas receitas e dicas e a vontade que algumas pessoas, eu incluída, tinham de experimentar o tofu fumado de que falavam.
Como não sou (e continuo a não ser) fã de tofu, seitan e outros derivados de soja ou trigo, nunca me tinha dado para comprar, mas a conversa motivou-me e, assim que fui às compras, lá comprei o dito tofu fumado de que tínhamos falado. Lá decidi o dia da ementa semanal para o preparar (com back up para os miúdos!) e quando chegou o dia acabei por achar que um caril de tofu ao qual juntei tomate maduro a necessitar de ser consumido vinha mesmo a calhar.
Se estava bom? Estava. Se fiquei fã? Continua sem ser algo que goste muito, e continuo a preferir as minhas refeições sem carne nem peixe sem derivados da soja. O tofu fumado tem um sabor forte e salgado, que se assemelha vagamente a bacon por causa da parte fumada. Mas experimentei, e no geral, a receita não estava mal. Vou, um dia destes experimentar cozinhar a versão não fumada, provavelmente num caril mas juntamente com outros legumes, talvez abóbora ou batata doce, agora que está a chegar a altura delas. Achei que o tofu fumado, como tem um sabor forte, se torna depois um bocadinho enjoativo… mas isso sou eu a falar que não sou de todo a maior fã.
Fica a receita para quem gosta mais de tofu do que eu!
Ingredientes para 4 pessoas:
200g de tofu fumado
400ml de leite de coco
1 tomate maduro e grande coração de boi
1 cebola
1 pedaço de gengibre fresco
2 dentes de alho
1 colher de sopa bem cheia de pó de caril
1 colher de sopa de óleo de coco ou azeite
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Pique a cebola com os dentes de alho e o gengibre descascado até obter uma pasta.
Leve ao lume um tacho com o azeite ou óleo de coco e junte a mistuar de cebola, alho e gengibre e deixe refogar, mexendo sempre, durante uns minutos. Junte depois o pó de caril e continue a mexer, sem deixar queimar, durante mais uns 5 minutos. Se a mistura ficar seca junte golinhos de água para nem secar ou queimar.
Acrescente depois o leite de coco, envolva bem e deixe levantar fervura.
Corte o tofu em cubinhos e o tomate também em cubinhos e junte ao molho de caril. Se necessário tempere de sal e pimenta (eu não achei necessário) envolva bem e deixe cozinhar em lume brando cerca de 10 minutos.
Sirva depois com arroz basmati e legumes cozidos.
Bom Apetite!
9 respostas
Olá Joana,
O seitan é glúten de trigo, não é um derivado de soja 😉
Não sendo também vegetariana, faço bastantes vezes para as refeições sem carne nem peixe e, lá em casa, todos gostam.
Acho que a questão, tanto para o tofu como para o seitan, é a maneira como se encara quando se come e, para mim, o "mind set" certo é que isto não é nem vai saber a carne. É diferente. E bem cozinhado, como de resto qualquer prato, é muito bom! 🙂
Beijinhos,
Sónia
Olá Sónia!
Pois é!!! Obrigada. Retificado!
Obrigada.
Joana Roque
Olá Joana,
Cá em casa também costumamos fazer algumas refeições vegetarianas e tal como a Joana eu também não era muito fã de tofu. Na minha opinião, a qualidade do tofu faz toda a diferença no resultado final da receita. Eu já desisti de comprar tofu em supermercado, seja ele qual for. Passei a gostar de tofu quando descobri a marca Biodharma. É produzido em Portugal e têm quatro variedades diferentes (Bio, caril, algas e tofu no barro). Normalmente vende-se em mercearias biológicas. Se encontrar esta marca aí por Coimbra aconselho a experimentar.
Cá em casa somos fãs de bolonhesa de tofu Bio. Basta picar o tofu na picadora e fazer como uma bolonhesa de carne acrescentando alguns condimentos a gosto.
Bjs
Sara
Adoro caril.
Boa semana.
Que belo e delicioso caril!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Gostei da partilha!.
Acho que o tofu fumado parece ser demasiado intenso neste tipo de prato, juntamente com as especiarias e outros ingredientes do caril – aqui talvez ficasse melhor o tofu simples, pois como é neutro combinaria melhor com os aromas.
O tofu é daquelas coisas que se aprende a gostar ou se detesta, tendo presente que nunca será como a carne ou peixe em termos de sabor ou textura.
Embora não faça parte dos hábitos de casa, já experimentei fazer algumas coisas com ele. Não apreciei a sua textura "borrachuda" e o facto de não saber a nada.
Nas primeiras experiências, usei tofu normal de compra dos supermercados e depois um do Celeiro produzido em Portugal. Mesmo não sendo uma fã do mesmo, posso afirmar que o que comprei no Celeiro era melhor que o dos supermercados, em termos de sabor e textura (mesmo sendo ligeiramente "borrachuda").
Talvez o tofu fumado tenha um uso distinto do tofu normal, especialmente no caso de pratos muito condimentados, dado o seu aroma "forte".
Nunca digo que não a uma receita de caril, e esta será para experimentar, com ou sem tofu (simples/fumado). Relativamente ao tofu fumado, é algo para experimentar também, mas talvez grelhado (tal como se fosse uma peça de carne), acompanhado de uma salada.
Um grande beijinho.
Sara Oliveira
Não sou também a maior apreciadora de tofu, e nao compro nenhuma variedade dessas fumada, ou com algas, ou o que seja. Mas aos cubinhos num caril japonês, às fatias grelhado e depois temperado com molho de soja, dentro de uma abóbora aos cubinhos, no meio de legumes e molho e assado no forno, ou picadinho na frigideira com cenoura ralada… é uma delicia!
Meu pai e um fumado com ista receita do Caril de Tofu Fumado com Tomate. E mais, eu sempre nas sopas dos pobres por que sopas tudos dias em Porto. Muita, muita pobresa em Porto por que eu seu um Vigano e na melhor parte da nossa heranca em portugal amigos meus!!!!
Vou experimentar de certeza absoluta.
Obrigada pela partilha,
Carina Mendes