Tarte Salgada de Salmão Fumado e Queijo Creme

Há muito tempo que não fazia uma quiche aqui por casa. Tinha comprado salmão fumado e queijo creme com a ideia inicial de fazer uma receita de esparguete que faço algumas vezes com o salmão e o queijo, mas este tempo deu-me vontade de algo diferente, e lá fui eu fazer uma tarte salgada. O recheio ficou delicioso e cremoso e a massa a derreter-se na boca, porque não há nada que chegue a uma massa de tarte feita em casa.

Fica então a receita que tantos me pediaram , desta tarte de salmão bem reconfortante, que pode ser feita com antecedência e é optima também para levar na marmita para o trabalho.


Ingredientes:


Massa:

300g de farinha de espelta

130g de manteiga

60ml de água

sal q.b.


Recheio:

200g de salmão fumado

2 ceboletas (spring onions)

200g de queijo creme

1 ovo

100ml de natas

sal e pimenta q.b.


Preparação:


Comece por preparar a massa. No robot de cozinha junte a farinha, a manteiga fria cortada em quartos, a água e uma pitada de sal e triture até obter uma massa homogénea. Estenda depois a massa com a ajuda de um rolo da massa e forre uma tarteira com a massa. Pique com a ajuda de um garfo e leve depois a cozinhar em forno previamente aquecido, cerca de 20 minutos ou até a massa estar cozinhada.

Entretanto prepare o recheio. No copo da varinha mágica coloque a ceboleta partida em pequenos pedaços, o salmão fumado, o queijo creme, as natas e o ovo, e triture tudo até obter uma mistura cremosa. Retifique de sal e pimenta e tempere com um pouco de noz moscada.

Coloque depois esta mistura sobre a massa da tarte já cozinhada e leve novamente ao forno, a 180ºC, cerca de 30 minutos até que o recheio cozinhe.

Retire do forno e deixe arrefecer. Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

8 respostas

  1. Esta tarte deverá fazer um sucesso em festas e piqueniques, além de ser uma refeição ligeira.
    Fiz a tarte, mas em versão "pudim", juntando mais um ovo e cerca de uma colher de farinha (usei polvilho doce), e usei a embalagem das natas (200ml).
    Usei cebolinho e cebola desidratados, em vez das spring onions. Uma nota é ter em atenção é ao sal, pois o salmão fumado é salgado.
    Poderá ser uma boa ideia para usar com atum ou restos de carne/peixe.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Boa tarde Joana,

    Nunca utilizei spring onions. Poderá esclarecer-me se devo utilizar apenas a parte branca ou se utilizo toda a cebola?
    Obrigada.

    Isabel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *