Nada como experimentar ingredientes novos. Já tinha comido, há uns anos atrás um maravilhoso arroz negro com camarão. Fiquei sempre com vontade de testar, mas a ideia foi passando. Nem todos os supermercados têm arroz negro à venda, e nem sempre era semana de experimentar.
Na minha ultima ida às compras, ao Lidl, reparei que tinham à venad varias variedades diferentes de arroz, nesta gama de produtos “especiais” que há sempre na altura do natal.
Havia arroz vermelho e também arroz negro. Escusado será dizer que vieram os dois para casa comigo
Dei comigo a tentar recriar aquele arroz negro. Achei-o um pouco mais demorado e trabalhoso de cozinhar, mas no final o arroz ficou delicioso. O arroz negro tem um sabor meio a frutos secos, e é um arroz que fica mais al dente. Demora mais tempo a cozer e absorve o líquido de uma forma diferente.
Deixo aqui a receita e como preparei este prato de arroz.
Ingredientes para 4 pessoas
1 chávena de arroz preto (usei uma chávena com 300ml de capacidade)
2 chávenas de caldo de camarão caseiro (feito com cascas e cabeças de camarão)
350g de miolo de camarão grande
500g de lulas
150ml de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1 cebola
2 dentes de alho
azeite q.b.
coentros frescos q.b.
Preparação:
Corte as lulas em argolas finas e reserve.
Leve um caçarola ou frigideira larga e grande ao lume. Junte o azeite, a cebola e os dentes de alho picadinhos e a folha de louro e deixe refogar até a cebola estar translúcida. Junte as lulas cortadas e envolva bem no refogado deixando-as cozinhar um pouco. Junte depois o vinho branco e deixe ferver cerca de 5 minutos em lume brando.
Acrescente agora o arroz negro e envolva bem. Junte o caldo de camarão caseiro ainda quente e deixe levantar fervura, retifique de temperos e reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar tapado, cerca de 20 minutos. Ao fim deste tempo, ainda tem imenso líquido, e o arroz ainda não está totalmente cozinhado. Destape o arroz, e aumente o lume. Deixe cozinhar até o liquido estar quase todo evaporado, mais cerca de 20 minutos. Quando estiver nesse ponto (em que a maioria do líquido evaporou), disponha por cima os camarões e deixe acabar de cozinhar. Estará pronto quando todo o líquido tiver evaporado e parecer que o arroz está a começar a querer agarrar ao fundo do tacho/frigideira.
Sirva de imediato polvilhado com coentros frescos picados.
Bom Apetite!
8 respostas
Hmm, parece bom! Hei de reparar qd for ao LIDL no fds 🙂 Bjinhos.
Olá. Acabei por comprar o vermelho, pois já ñ havia o preto. Porém, acho q esta tua sugestão tb deve funcionar c o vermelho 😉 Bjinhos.
É uma sugestão diferente, e visualmente muito bonita!
O arroz vermelho e o preto, tal como o arroz integral, levam o seu tempo a serem cozinhados.
Se não estou em erro,j vi estes arrozes à venda na loja de comércio justo em Lisboa (próximo do Fórum Picoas), em lojas de venda a granel (comprei o vermelho na Maria Granel), e em supermercados biológicos.
A minha homónima, Sara Oliveira do "Não acredito que é saudável", tem um post relatório com a preparação dos arroz vermelho e preto.
Fico com a sugestão, pois é sempre uma forma de experimentar novos produtos/alimentos e variar um pouco as nossas refeições.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Magos Online
Aromaterapia e seus Benefícios
Rádio Online YT Web
Ejaculação Precoce tem tratamento natural
Aromaterapia Curso Online com Certificado
Aromaterapia Curso Online com Certificado
Fanpage
Aromaterapia Curso Online com Certificado
Aromaterapia Curso Online com Certificado Pinterest
Quando surgiu a Aromaterapia
Aromaterapia Curso Online com Certificado
Aromaterapia Curso Online com Certificado
Métodos usados na aromaterapia
Aromaterapia o que é ?
Pedidos de Cursos YT
Aromaterapia e Óleos
obrigado pela informação sobre ó assunto me ajudou bastante obrigado