Chilli Vegetariano de Feijão Preto e Batata Doce

Esta receita foi pensada para um dos últimos workshops. Uma receita sem carne nem peixe, e que todos gostaram bastante. E depois disso já a repeti mais do que uma vez aqui em casa, e todas as pessoas gostam bastante.

Para quem tem mais dificuldade em se adaptar a receitas sem carne nem peixe, esta, cheia de texturas e sabores pode ser um excelente ponto de partida porque, acreditem, ninguém dá pela falta de nada! É só mesmo uma refeição muito boa e reconfortante!

Espero que gostem tanto como todas as pessoas que já a provaram!


Ingredientes para 4 pessoas:


1 lata grande de feijão preto

1 cebola

2 batatas doce

1 pimenta pequeno

2 cenouras

2 dentes de alho

200g de polpa de tomate

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

1 colher de chá de pimentão fumado

1 colher de chá de cominhos

piri-piri a gosto

1 colher de chá de oregãos

abacate para servir


Preparação:


Descasque a batata doce e corte-a em cubos não muito grandes. Tempere depois com um pouco de azeite, sal, pimenta, metade do colorau fumado e dos cominhos e envolva bem. Leve a assar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25m.

Entretanto leve um pouco de azeite a aquecer, Junte pois a cebola e os dentes de alho picado e a cenoura e o pimento em cubinhos e refogue bem. Junte o restante colorau fumado e cominho,s o piri-piri e os oregãos e acrescente a polpa de tomate.

Acrescente depois um pouco de água e retifique de sal e pimenta. Junte o feijão preto escorrido e a batata doce assada e envolva bem, deixando ferver mais uns minutos. Retifique os temperos e sirva com cubinhos de abacate temperados com limão e arroz branco soltinho.


Bom Apetite!

7 respostas

  1. Foi uma das receitas favoritas do workshop, a par de outras.
    Em casa, foi feita uma versão "chilli feijoada", em que se adaptaram algumas coisas face ao que havia em casa e ao tempo que tinha, usei couve coração, feijão manteiga, batata doce salteada com as cenoura, não usei o pimento e abacate porque não tinha.
    Embora possa parecer estranho, resultou bem com a combinação de temperos. Acompanhei com arroz branco, resultando numa refeição saciante.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *