Pães de Cachorro

Os meus filhos, influenciados por aquilo que vão vendo na televisão andavam a pedir “cachorros quentes” há já algum tempo. Raramente compro e comemos salsichas, mas acho que a máxima “nem sempre, nem nunca” é uma regra sensata e deve ser aplicada em quase todos os aspetos da nossa vida.

Posto isto, já que não faço as salsichas (já estive mais longe), fiz o pão dos cachorros. E realmente ficaram deliciosos! E fazem toda a diferença. Ficaram fofos, ligeiramente adocicados, e realmente elevaram os nossos cachorros a outro nível. Não são muito trabalhosos, é só preciso disponibilidade!

A receita é do Joshua Weissman, e é infalível. Se quiserem perceber melhor as voltas para fazerem o pão, ou tiverem dúvidas na explicação, aconselho a ver o video dele do Youtube, aqui: https://www.youtube.com/watch?v=TQNizn8eCbc


Ingredientes para 10 pães:


120ml de leite morno (usei bebida vegetal de aveia e também funcionou)

120ml de água morna

9g de levedura seca

525g de farinha

15g de açúcar

7g de sal

1 ovo

1 gema

35g de manteiga


Preparação:


Numa taça coloque o leite morno e a água e junte a levedura seca. Misture muito bem e deixe repousar alguns minutos.

Entretanto numa taça coloque a farinha, o açúcar, e o sal e misture bem. Pode depois usar uma batedeira com o gancho de massas, o robot de cozinha, ou amassar à mão. Junte a mistura de fermento à farinha, assim como o ovo inteiro e  gema,  e amasse até formar uma massa homogénea e lisa que de desprenda das paredes da taça. (Eu usei a bimby, e amassei 5 minutos na velocidade espiga). Ao fim desse tempo junte a manteiga e amassa até estar tudo incorporado, mas uns 2 minutos.

Forme uma bola com a massa e coloque numa taça. Tape com película aderente e deixe levedar cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.

Ao fim desse tempo, vire a massa numa superfície enfarinhada e  forme 10 bolas do mesmo tamanho. Tape-as com um pano e deixe repousar 10 minutos. Forme depois cada bola num cilindro, com cerca de 12 cm de comprimento, e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, ligeiramente afastados, porque o objectivo é que se toquem depois de voltarem a levedar. Tape o tabuleiro e deixe levedar mais 45 minutos até voltarem a crescer.

Pincele-os depois com ovo batido com um pouco de água, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos, ou até ficarem dourados.

Assim que saírem do forno, pincele-os com um pouco de manteiga derretida e deixe arrefecer antes de usar.

Forme depois o cachorro a seu gosto, usando os seus toppings favoritos. 

Poderá congelar os pãezinhos que sobrarem para usar noutra ocasião!


Bom Apetite!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *