Das ultimas refeições sem carne nem peixe aqui de casa foram uns deliciosos falafel.

Acompanhei com arroz integral com frutos secos, mas como sobraram alguns que congelei, já os estou a imaginar com umas folhas de alface , tomate e pepino, enrolados num belo wrap tudo com mais um pouco desde delicioso e refrescante molho de iogurte.

Uma refeição simples, com leguminosas, para começar a semana!

Boa segunda feira a todos!


Ingredientes para cerca de 25 bolinhos:


600g de grão de bico cozido e escorrido

250g de cenoura

4 dentes de alho

1 molho de coentros frescos

sal e pimenta q.b.

1 colher de sobremesa de cominhos em pó

1 colher de chá de fermento em pó


Molho de iogurte para acompanhamento:


100g de iogurte grego ou natas ácidas (sour cream)

1 tomate pequeno maduro

2 colheres de sopa de coentros frescos picados

sumo de limão q.b.

sal q.b.


Preparação:


No robot de cozinha triture o grão de bico juntamente com os dentes de alho até ficar uma pasta homogénea. Junte depois a cenoura previamente ralada, os coentros frescos picados e tempere a gosto com sal, pimenta, os cominhos e junte o fermento em pó. Misture bem até tudo estar incorporado e forme bolas do mesmo tamanho. Frite-as depois em óleo quente. Pessoalmente prefiro formar pequenas bolas achatadas (semelhantes a mini hambúrgueres) e cozinhar os falafel no forno ou na chapa quente, apenas com um fio de azeite, e esta forma permite que cozinhem mais uniformemente do que em bolinhas. 

Para acompanhar prepare o molho de iogurte. Pique o tomate em pedacinhos e coloque numa taça. Junte os coentros também picados e acrescente 100g de iogurte grego ou natas ácidas (sour cream). Tempere com sumo de limão e sal a gosto e misture bem.

Sirva com os falafel.


Bom Apetite!

9 Responses

  1. Hmm, parece-me lindamente! Já tenho uma receita semelhante, só q ainda não a experimentei! A ver se com a tua inspiração me aventuro a fazer 🙂 Bjinhos.

  2. Boa tarde:- Que maravilha a nível visual. Deixou-me com água na boca.
    .
    Uma Santa tarde
    Abraço

  3. Adoro falafels, mas nunca tentei fazê-las talvez por pensar que só se podem fritar com muito óleo e eu não faço esse tipo de frituras. Mas se for numa frigideira normal com um fio de óleo, então já me entusiasmo a confecioná-las. O que necessito é de comprar são grãos secos que nunca uso.
    Obrigada pela receita.
    : )

  4. É algo que tenho que experimentar, pois é uma forma diferente de apresentar o grão.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  5. Fiz tudo com manda a receita, pus depois um pouco de azeite quente numa frigideira anti aderente para os fritar, mad desfizeram-se completamente. O que será que correu mal? O sabor estava óptimo, queria repetir, mas estou com receio