Começam mesmo a apetecer as comidas de forno. Aquelas comidas que aquecem o corpo. Os dias já se notam cada vez mais pequenos, o tempo já arrefeceu, e faltam 72 dias para o natal!
Por isso, no fim de semana passado, saiu para o almoço de domingo um bacalhau no forno com broa. Estava de tal maneira a apetecer-me este tipo de comida de conforto, que como não tinha broa em casa, em vez de ir comprar, acabei também a fazer a broa….
Tirando esse pormenor, a receita é muito simples de preparar e óptima para receber a família!
Ingredientes para 4 pessoas:
3 lombos grandes de bacalhau
6 dentes de alho
2 folha de louro
grão de pimenta q.b.
sal e pimenta q.b.
1/2 broa de milho
1 cebola grande
1 molinho de coentros ou salsa
350g de grão de bico cozido
4 ovos cozidos
150g de azeitonas pretas descaroçadas
Preparação:
Comece por preparar o bacalhau. Leve um tacho ao lume com água, 1 folha de louro, 2 dentes de alho e alguns grão de pimenta. Assim que a água levantar fervura, desligue e junte os lombos de bacalhau. Tape, e deixe ficar 30 minutos. Ao fim desse tempo retire os lombos e limpe-os de peles e espinhas. Reserve.
Aproveite a mesma água para cozer os ovos. Retire-os, descasque-os e corte-os em rodelas. Reserve.
Pique depois a cebola juntamente com 2 dentes de alho e leve ao lume, numa frigideira juntamente com azeite. Deixe refogar e junte o bacalhau em envolvendo bem, Retifique de sal e de pimenta.
No fundo de um tabuleiro que vá ao forno e à mesa, coloque o grão de bico escorrido. Por cima disponha o bacalhau e por cima deste as rodelas de ovo cozido e as azeitonas também cortadas em rodelas.
Pique depois a broa com os restantes dentes de alho, os coentros, e junte um pouco de azeite, e coloque por cima do bacalhau cobrindo tudo.
Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, apenas para tostar a broa. Se necessário, regue com um pouco mais de azeite.
Sirva com uma salada verde.
Bom Apetite!
2 respostas
Deixou-me com água na boca. E logo a esta hora….
.
Deixando um abraço
Cá já se fez, mas sem o grão, por isso, há de ser testado 😉 Bjinhos!