Das receitas clássicas, que nunca falham e que são simples de preparar seja num jantar semanal, seja até nos almoços de domingo.
O truque, além de bacalhau de qualidade, é mesmo não o deixar cozinhar demais, de modo a que forme as lascas e praticamente se derreta na boca! Assim nem os miúdos refilam com bacalhau!!
Ingredientes para 4 pessoas:
2 lombos grandes de bacalhau ou 4 mais pequenos (cerca de 1kg no total) – previamente demolhados e no ponto de sal
sal e pimenta q.b.
1 cebola grande
1/2 pimento vermelho
120ml de azeite
1 folha de louro
4 dentes de alho
650g de batatinhas pequenas para assar (com pele)
Preparação:
Lave bem as batatas e leve-as ao lume num tacho com água e tempere de sal. Deixe-as cozinhar inteiras até que estejam praticamente cozinhadas.
Descasque e corte a cebola em meios luas e o pimento vermelho em tiras. Descasque os alhos e lamine-os grosseiramente. Numa assadeira grande espalhe a cebola ao meio, e por cima disponha os lombos de bacalhau. Rodeie com o pimento vermelho em tiras, acrescente o alho laminado e junte a folha de louro.
À volta coloque as batatinhas já meio cozidas e regue tudo generosamente com o azeite.
Leve depois ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 a 30 minutos, consoante a espessura do bacalhau. Atenção para não cozinhar demais o bacalhau, que deverá apresentar ainda um aspecto humido no seu interior e a lascar. (Se deixar demasiado tempo o bacalhau não irá lascar, seca e fica a parecer “palha” embrulhando-se até na boca!)
Sirva depois com uns grelos salteados!
Bom Apetite!
Uma resposta
Que delícia! Bjinhos!