Sou quase uma “especialista” em usar sobras várias do frigorífico em novas refeições. Ou mesmo de cozinhar a pensar nas sobras que vão ficar e de já imaginar uma refeição para elas.
Basicamente o que aconteceu com sobras de um frango assado. Seriam para usar numa outra receita dos nossos jantares semanais, numa quase salada.
Depois juntaram-se outras coisas perdidas pelo frigorífico. E lá se fez o exercício de não se desperdiçar nada, de aproveitar ao máximo, de rentabilizar refeições, de usar o que já temos em casa, e de “poupar” tempo cozinhando quase um dois em um.
Não está aqui como receita. Mas como inspiração para que consigam dar uma nova vida aos vossos restos e sobras, que consigam pensar “fora da caixa” e organizar as vossas refeições e planearem a vossa ementa rentabilizando sempre ao máximo tudo o que têm em casa!
Ingredientes para 4 pessoas:
300g de sobra de frango desfiado (com um pouco de molho)
100ml de vinho branco
200g de cogumelos marron
1 pimento vermelho
1 colher de sopa de órgãos
2 dentes de alho
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
150g de massa curta
100g de queijo feta
Preparação:
Lamine os cogumelos, corte o pimento em tirinhas e lamine os dentes de alho.
Leve ao lume uma caçarola ou frigideira larga e junte um pouco de azeite e deixe aquecer. Acrescente os dentes de alho laminados, os cogumelos e os pimentos e deixe saltear, sem queimar. Junte depois o vinho branco e deixe fervilhar um pouco.
Junte depois o frango desfiado, assim como um pouco de molho do mesmo, se tiver, os órgãos, envolva bem e retifique de sal e pimenta. Deixe acabar de cozinhar em lume brando, de modo a que o vinho perca o álcool, e desligue.
Entretanto coza a massa em água temperada de sal até que fique al dente. Escorra bem e envolva na massa e legumes. Junte também o queijo feta partido em pedacinhos.
Sirva com uma salada verde!
Bom Apetite!
2 respostas
Aspeto delicioso.
.
Feliz início de semana. Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Também tento fazer o mesmo: ver o que há q precisa ser gasto e 'imaginar' destinos saborosos 🙂 O lema é não desperdiçar e não deitar NADA fora! Bjinhos e boas férias!