Arroz de Churrasco

Quantos de nós não fazem churrascos ao fim de semana com os amigos e a família, e quantas vezes não sobram coisas? Costeletas e mais um bocado de bife, e duas ou três tiras de entremeada.

Claro que carne de churrasco aquecida não tem a mesma piada, às vezes serve assim mesma, com com molho de azeite, alho e coentros que também aqui anda pelo blogue.

Mas quantas outras vezes não a limpo de ossos e afins e a aproveito para outra coisa, ou seja a transformo noutra refeição, Já deu bolinhas de carne, massa e até empadas e quiche.

Desta vez foi uma arroz de “coisas”. Fez uma refeição para nós os 5. Estava delicioso. E mais uma vez, nada de desperdiçou e tudo se aproveitou!

Dizem que o fim de semana vai estar quente. Talvez se façam muitos churrascos entre alguns amigos e família. E assim aqui fica a receita, para que nada se desperdice, tudo se transforme, e tudo isto comece a fazer sentido nas nossas cabeças!


Ingredientes:


1 chávena de arroz basmati ou thai jasmim

2 chávenas de sobras de carne de churrasco sem osso e partida em pedaços

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 colher de chá de colorau

1/2 pimento vermelho

1 cenoura pequena

sal e pimenta q.b.

1 colher de sopa de polpa de tomate

azeite q.b.


Preparação:


Pique a cebola e os dentes de alho e leve a alourar num tacho com a folha de louro e um pouco de azeite. Acrescente depois a cenoura descascada e cortada em cubos, assim como o pimento também em cubos, a polpa de tomate e o colorau. Deixe cozinhar dois ou três minutos e acrescente o arroz, envolvendo bem no refogado. Acrescente depois as carnes cortadas e junte depois duas chávenas de água. Tempere a gosto com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Assim que levantar fervura, reduza o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar cerca de 15 minutos em lume brando, até a água ter sido absorvida e o arroz estar soltinho. Se necessitar deixe ficar tapado mais uns 2 ou 3 minutos.

Sirva o arroz com uma salada verde.


Bom Apetite!

3 respostas

  1. Bom dia.
    Há uma versão brasileira – arroz de carreteiro – que costumo fazer, também com as sobras do churrasco (ou sobras de carne cozinhada), juntando couve, milho, restos de molhos que tenho congelados.
    É excelente para reciclar os "restinhos" de carnes cozinhadas que se têm no congelador.
    Obrigada pela ideia.
    Milena

  2. Esta receita veio mesmo a calhar para o jantar de hoje. O nosso arroz de churrasco já está feito e pronto para ir para a mesa.

    Obrigada pela partilha.

    Um beijinho,
    Carina Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *