Donuts Assados de Abóbora

Tem destas coisas o Outono. Uma maior vontade de estar em casa, de levar os miúdos para a cozinha e fazer receitas com eles. E eles ficam sempre entusiasmados e com vontade e quase nunca gostam de esperar que as bolachas ou os bolinhos saiam do forno.

Desta vez fizemos os donuts assados de abóbora do meu querido Célio. Alguns com a cobertura de açúcar e canela, mas achei-os demasiado doces e acabei por colocar cobertura de chocolate nos restantes, e foram esses os preferidos. 

Uma receita deliciosa e mesmo outonal, que pode ser feita em forma de donuts, mas também em forma de muffins e queques com um igual resultado (talvez demorem um bocadinho mais a cozinhar).

Portanto agora, que a época das abóboras está mesmo aberta, o frio vai chegando e os dias mais pequenos à porta, é a altura certa para pôr mãos à obra.


Ingredientes para cerca de 18 donuts:

(http://sweet-gula.blogspot.com/2018/10/pumpkin-baked-donuts-donuts-de-abobora.html)


450 g de puré de abóbora assada (usei abóbora manteiga, mas também podem usar hokkaido mas faz toda a diferença usar abóbora assada)

150 g de açúcar amarelo

80 ml de azeite

80 ml de natas frescas

50g de manteiga à temperatura ambiente

2 ovos

300 g de farinha

2 colheres de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de gengibre em pó

1/2 colher de chá de noz moscada


Cobertura:

100g de chocolate 70% cacau

1 colher de sobremesa de óleo de coco


Preparação:


(Comece por assar a abóbora em pedaços, no forno previamente aquecido a cerca de 180ºC até que fique macia, cerca de 45m. Triture a abóbora e pese as 450g)

Coloque o puré de abóbora para a taça da batedeira ou robot de cozinha. Adicione o açúcar, o azeite, as natas e a manteiga e bata durante alguns minutos. Junte os ovos, um de cada vez e volte a bater após cada adição.

Junte depois, à mistura anterior a farinha peneirada, o fermento, o sal, o bicarbonato e as especiarias. Envolva com uma espátula até a mistura ficar homogénea.

Coloque depois a massa em formas de donuts previamente untadas ou formas de queques e leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até a massa estar cozinhada.

Retire e deixe arrefecer sobre uma grelha. (Se preferir pode usar uma cobertura de açúcar e canela. Pincele os donuts com um pouco de manteiga derretida e passe-os pela mistura de açúcar e canela)

Para a cobertura de chocolate, deixe os donuts arrefecer completamente. 

Derreta depois o chocolate com o óleo de coco, no microondas ou em banho maria e verta sobre os donuts ou passe-os pela chocolate. Deixe solidificar sobre uma grelha.


Bom Apetite!

6 respostas

  1. Estes donuts estão apetitosos e bastante outonais!
    Já os tinha visto quando tinham sido publicados, e estão na lista do "a fazer" desde essa altura.
    Talvez seja o "pontapé de saída" para os fazer, talvez adaptando com batata doce assada com a pele – tenho umas sobras de batata doce e um pacote de natas aberto para usar. Não tenho forma de donuts, mas tenho forminhas de quindins com buracos, e as de queques – será uma questão de "tirar o pó" às formas!
    Tenho visto imensas receitas de donuts assados com abóbora, mas também com maçã e sidra (redução), e mesmo com batata doce, para além de tartes (incluindo as "hand pies"), bolos e bolachas.
    Haja tempo e "matéria-prima" para colocar tudo em prática!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    1. Os meus momentos favoritos,

      A parte mais demorada da receita será o tempo que a abóbora levará a assar, que poderá ser feito com alguma antecedência.
      Estes donuts não devem levar muito tempo a serem preparados, pois a massa é tipo a de um bolo e cozem no tabuleiro/forma de donuts, ao contrário dos donuts de massa levedada e que é frita (essa sim, mais demorada na preparação).
      Não deixe de experimentar, se tiver oportunidade.

      Sara Oliveira

  2. Cá em casa também não há formas de donuts mas se as de muffins servem, vamos pôr mãos à obra!

    Obrigada pela partilha ☺
    Carina Mendes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *