Esta semana ainda só vai a meio, mas não está a ser fácil. Apesar de nem sequer ter feito a minha preparação semanal, vale-me um frigorífico recheado com coisas que tinham sobrado do fim de semana e que, qause sem trabalho, têm permitido as nossas refeições nestes dias que têm sido caóticos.
Apesar de nesta semana nada de novo estar a sair desta cozinha – ainda – há sempre receitas de outros dias e semana melhores. E uma delas é esta receita de coelho assado que vos trago hoje, uma receita muito simples e tradicional de coelho assado, com temperos muito clássicos, e que é foi do agrado de todos. Aquele tipo de tempero tradicional que é igual para carne de porco, frango ou coelho.
Das receitas de assados que, na minha opinião, são a coisa mais simples e prática para todos os dias. Temperar, forno e jantar na mesa.
Tema: Receitas Quentes para Dias Frios
Porto – 24 de Novembro – 15h Workshops Pop -Up
inscrições e informações: info@workshops-popup.com
Tema: Mesas de Festa – ESGOTADO
Ovar – 25 de Novembro – 10h Colher de Chá – Furadouro
Inscrições e Informações: geral@colherdecha.pt
Ingredientes:
1 coelho inteiro partido em pedaços
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de colorau
3 dentes de alho
azeite q.b.
2 folhas de louro
200ml de vinho branco
Preparação:
Coloque o coelho numa assadeira e tempere com sal, pimenta, os dentes de alho picadinhos, o colorau, o louro partido e um pouco de azeite. Esfregue bem por todo o coleho, de modo a que fiquem bem coberto com o tempero.
Regue com o vinho branco, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC , bem tapado com papel de alumínio, cerca de 1h15. Ao fim desse tempo, retire o papel de alumínio e deixe cozinhar mais 20 minutos para ficar tostadinho.
Sirva com acompanhamento a gosto.
Bom Apetite!
5 respostas
Olá Joana,
Também gosto muito de um assado simples…
Obrigada pela partilha!
Beijinhos
Margarida
https://minhacasadopatio.blogspot.com/
Mais uma ideia bastante prática e simples, como se quer!
A carne de coelho é algo a que normalmente não se associa a assados, ou grelhados, mas é uma forma de variar a sua preparação, sem ser guisado/estufado.
Apesar de deliciosa, é uma carne cujo consumo não é tão generalizado, como as outras. Talvez a questão cultural e a própria oferta de carne no talho/supermercados/hipermercados, condicionem um pouco o consumo desta carne.
Vai ser algo para experimentar, assim como uma ideia que vi no Cinco Quartos de Laranja – carne de coelho cozida e desfiada para uma refeição. A ver se começo a consumir mais carne de coelho, para variar as outras.
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Mas para comentar uma receita,é preciso um testamento??? Gabo a paciência à dona do blog!! Conta a vida toda…
Caro anónimo,
Se os meus comentários o incomodam, passe em frente e ignore sff. E já agora, se fosse a contar a vida toda, seria algo que iria levar demasiado tempo. E aí sim, gabaria a paciência de quem o fosse ler.
Sara Oliveira
Também gosto 🙂 Simplicidade no dia-a-dia é a palavra de ordem 😉 Bjinhos e bom fds!