Pataniscas de Chouriço

Acabaram as férias a sul. Agora são mais 15 dias com os miúdos em casa, à espera que Setembro comece e que recomece a escola do Zé. E este ano o António também se vai juntar ao irmão!!!

Além dos programas possíveis com 3 miúdos pequenos, há que começar a pensar em rotinas, e a organizar o ano… Setembro torna-se agora um início de ano, tal como Janeiro.

Mas até lá, ainda estamos em modo férias, e os dias ainda são sem regras, sem grandes horários e de muitas brincadeiras. 

Talvez por isso a receita de hoje seja também ainda a pensar em petiscos de férias, que confesso que ainda não entrei no modo das rotinas semanais. Mas hoje espero voltar às minhas preparações das receitas semanais e partilhar, como habitualmente, no instagram! Passem por lá!


Entretanto aproveito para vos convidar para este Sábado, dia 25 de Agosto, às 17h,  estarem comigo, a Convite da Câmara Municipal de Leiria, no Centro Azul – Biblioteca da Praia de Pedrógão para uma conversa informal acerca de livros e comida e a apresentação do “Família e Amigos à Mesa”. Conto com a vossa presença.


Ingredientes para 4 pessoas:


1 chourico ou linguiça de carne

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

7 colheres de sopa de farinha

2 ovos

150ml de água com gás ou cerveja

1/2 cebola

1 raminho de salsa


Preparação:


Comece por retirar a pele ao chouriço e pique-o num robot ou picadora.

Entretanto junte os ovos com a farinha, a água ou cerveja e tempere de sal, pimenta e com um pouco de azeite. Misture bem até obter uma massa lisa e acrescente depois a salsa e a cebola previamente picadas finamente e depois o chouriço. Misture bem até obter uma massa lisa e sem grumos e nem muito grossa nem demasiado líquida. (Se necessário acrescente mais líquido ou um pouco mais de farinha.)

Frite as pataniscas em colheradas, óleo vegetal quente, até que fiquem bem douradas, virando-as para que cozinhem uniformemente. Escorra sobre papel absorvente.


Bom Apetite!


9 respostas

  1. Esta sugestão "cheira" a feiras e festas de Verão, com as banquinhas dos chouriços e couratos assados!
    Gosto desta ideia, bem como das outras apresentadas, é algo versátil e "desenrascado", a que recorro muitas vezes.
    Curiosamente, neste fim de semana, fiz pataniscas de atum com tomate seco, acompanhadas de uma salada de milho com pimentos. As que sobraram, acompanharam um arroz de feijão maduro e as sobras da salada de milho deram origem a uma sopa de milho e tomate.
    Não sei porquê, mas ao ver alguns ingredientes na praça, já está a começar a lembrar o fim do Verão. O debulhar do feijão maduro ( e posteriormente o seco) e das espigas de milho lembram os trabalhos no campo, e a preparação para os dias mais frios.
    Nostalgias à parte, a verdade é que o tempo está a avançar depressa, e não tarda nada o Natal está quase à porta!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *