Torrada com Pasta de Abacate e Ovo Mexido

Recebo sempre muitas perguntas acerca dos meus pequenos almoços. E muitos pedidos para as receitas. Não há grandes receitas. São quase sempre uma junção de ingredientes saborosos (pelo menos para mim) e frescos. Ovo quase sempre e alguma fruta, abacate e legumes – que podem ser folhas verdes, tomate ou cenoura. Alguns frutos secos ou sementes. Eventualmente umas panquecas, granola caseira e iogurte… e pão a sério, feito por mim, ou de fermentação lenta. E café, sempre café. 

Não há receitas, há variedade. E pensar um bocadinho diferente… Sim, e um conceito dentro da Paleo, mas desde que comecei com este tipo de pequenos almoços, e já lá vão quase 3 anos, é impensável para mim voltar aos pequenos almoços convencionais…. Eu adoro. E deixo-vos o desafio de experimentarem, pelo menos durante as vossas férias!

Voltado às receitas, a pasta de abacate que costumo fazer – é muito simples – mas suscita sempre muitas perguntas. Aqui fica então um dos meus pequenos almoços preferidos!


Ingredientes para 1 pessoa:


Pasta de abacate:

1/2 abacate

1/4 de cebola pequena

flor de sal q.b.

sumo de limão q.b.


1 fatia de pão a gosto (de preferência pão de qualidade e de fermentação lenta, este é pão da Garfa Padaria)

1 ovo

1 colher de chá de mistura de sementes trituradas (opcional)


Preparação:


Pique finamente a cebola. Esmague a polpa do abacate com a ajuda de um garfo e misture a cebola picada, a flor de sal e o sumo de limão a gosto.

Torre ligeiramente a fatia de pão e barre generosamente com a pasta de abacate. Por cima disponha a mistura de sementes trituradas.

Para o ovo mexido – um pequeno truque. Aqueça bem a frigideira anti aderente sem adicionar gordura – não é necessário. Bata bem o ovo com um garfo. Retire a frigideira do lume e junte o ovo batido, mexendo. Coloque o ovo mexido no prato. A frigideira não volta ao lume depois de juntar o ovo. O calor residual é suficiente para cozinhar o ovo de modo a que este fique cremoso e não muito seco…

Junte a torrada com a pasta de abacate, tomate partido e acompanhe com fruta a gosto e café – ou outra bebida.


Bom Apetite!

3 respostas

  1. Este tipo de pequeno almoço, especialmente com ovos não são novidade, apesar de agora estarem mais "destacados" com o conceito paleo.
    Os meus pequenos almoços podem ser ligeiramente parecidos, com ou sem ovos, e também variam entre a sandes / tosta "composta" com vários ingredientes (abacate, alface/folhas de espinafre, tomate, maçã/pera, queijos variados, presunto, passas e nozes, etc, consoante o que há em casa ou a situação), as papas de aveia, ou mesmo batidos de fruta / sopas frias.
    Há tanta coisa para experimentar, que é um pouco redutor ficarmos pela "torrada e café com leite" ou "cereais de pequeno almoço". Nestas coisas, há que ter o espírito e o paladar "abertos", e fugir da norma.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    1. PS: gosto da dica para o ovo, e confirmo que ovos ao pequeno-almoço saciam mais que a simples "torrada e café com leite". Sara Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *