Bolachinhas de Aveia, Banana e Chocolate

Ando sempre à procura de receitas de bolachinhas que possa fazer com os miúdos e que sejam uma alternativa com ingredientes menos refinados e para snacks. 

Estas chamaram-me a atenção desde o dia em que folheie este livro de receitas vegan.

Apesar de não sermos vegan, tenho tido imensa curiosidade de experimentar receitas e opções alimentares diferentes, e tenho descoberto receitas muito interessantes. Para quem come proteínas animais pode sempre encontrar nestas receitas, diferentes formas de comer legumes e vegetais tirando partido da variedade que existe à venda. E também dá ideias fantásticas para as nossas refeições sem carne ou peixe. 

Estas bolachinhas também podem ser uma opção para crianças que são alérgicas ao ovo (Há sempre mães a pedirem-me receitas sem ovos, e apesar de a receita não ser minha, vale muita a pena a partilha!)

Como parece que a chuva vai continuar no fim de semana, deixo-vos esta sugestão para fazerem com os miúdos numa tarde de chuva.

Bom fim de semana.


Ingredientes para cerca de 16 bolachas:

(adaptado de “Vegan para Todos” André Nogueira e Rita Parente, página 206)


2 bananas maduras (usei bananas da madeira não muito grandes)

2 colheres de sopa de óleo de coco derretido (podem substituir por azeite ou manteiga)

1 colher de chá de pasta de baunilha

100g de flocos de aveia

70g de farinha de aveia

40g de açúcar de coco (podem substituir por maple syrup, mel ou açúcar mascavado)

1/2 colher chá fermento em pó

75g de chocolate com 75% cacau


Preparação:


Descasque as bananas e esmague-as com a ajuda de um garfo. Misture o óleo de coco derretido e a baunilha e misture bem.

Numa taça misture a farinha e os flocos de aveia, o açúcar de coco, e o chocolate partido em pedacinhos, misturando bem. Junte depois a mistura de banana aos ingredientes secos e misture até obter uma massa.

Com uma colher de sopa forme bolas de massa e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, espalmando depois a massa de modo a formas as bolachas.

Leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos. 

Deixe arrefecer e guardo num recipiente hermético no frigorífico num máximo de 3 dias (se chegarem a durar tanto….)


Bom Apetite!

13 respostas

  1. Estão mesmo a chamar por mim!
    Tenho o livro e foi uma das primeiras receitas que me "piscaram o olho"!
    Não sigo nenhuma corrente/movimento específico na alimentação, mas gosto de receitas diferentes para variar os alimentos e a sua forma de preparação. Dentro da "extensa coleção" de livros que tenho em casa, os livros dedicados à comida vegetariana/vegan/macrobiótica/paleo, vão começando a ganhar lugar nas prateleiras, pela sua diversidade e abordagem aos legumes/leguminosas/frutas/outros, bem como pelas razões relacionadas com o movimento em si (o saber não ocupa lugar, e há que respeitar opções diferentes). Muitas das coisas que faço atualmente, foram inspiradas nestes livros, e gosto da maneira de confeção/apresentação/combinação de ingredientes.
    Temos uma abundância de frutos/legumes/leguminosas, que é redutor ficar por uma única forma de preparação, tornando-se monótono o seu consumo.
    Por acaso, tenho uma banana madura em casa, e talvez saiam este fim de semana.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Mafalda Sarraguça e Sofia,

    A pasta de baunilha costuma-se vender nas lojas de artigos para bolos/Cake design (ex. Isto Faz-se), ou lojas que vendam produtos importados (ex. Glood, Ayur). Nos supermercados/hipermercados, há as vagens de baunilha, a baunilha em pó (Vahine, é vagem da baunilha moída) e a essência de baunilha/vanilina.

    Espero que a informação ajude,
    Sara Oliveira

  3. Very great post. I simply stumbled upon your blog and wanted to say that I have really enjoyed browsing your weblog posts. After all I’ll be subscribing on your feed and I am hoping you write again very soon!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *