Barritas Crocantes de Sementes e Mel (receita também em video)

Garanto que não ando nenhuma maníaca das sementes (apesar de ontem ter publicado outra receita com sementes e frutos secos), mas lá calhou duas receitas seguidas assim.

Estas são, neste momento, as minhas barras preferidas, e são muito simples de preparar com ingredientes que, neste momento, são “corriqueiros” e muito simples de encontrar em qualquer supermercado.

São perfeitas para trazer sempre na carteira e também para juntar na lancheira dos mais pequenos. Alternativas a coisas industrializadas e super processadas são, para mim, uma mais valia. Gosto cada vez mais de fazer estas coisas em casa e de as poder oferecer aos meus filhos que, lá vão alinhando, apesar de gostarem sempre mais de umas coisas do que de outras…

O ponto negativo destas barritas é que são vicinates…… e por vezes, ao cortar, esfarelam-se um bocadinho… Mas como cá em casa há “desperdício zero”, guardam-se todos os bocadinhos “soltos” num fraco e usam-se depois como topping para iogurtes e afins.

Espero que gostem de mais este vídeo e esta receita!


Amanhã, dia 29 de Março, pelas 21h30, estarei na Feira do Livro do Forum Coimbra, a convite da livraria Bertrand a falar sobre comida (e a autografar livros) com quem quiser por lá passar!


Ingredientes:


50g de sementes de chia

200g de sementes de girasol

75g de sementes de sésamo

80g de passas

40g de lascas de coco

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de gengibre em pó

100g de mel


Preparação:


Numa taça coloque todos os ingredientes e misture bem. Forre uma forma rectangular pequena com papel vegetal e pressione bem a mistura, uniformizando a superfície.

Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 50 minutos. Deixe arrefecer no frigorífico e corte depois as barritas com uma faca.

Guarde numa caixa hermética no frigorífico cerca de 10 dias.


Bom Apetite!

4 respostas

  1. Estão muito apetitosas, estas barrinhas!
    Embora não seja uma grande apreciadora de barrinhas, especialmente as de compra (cereais, sementes ou "cruas"), acho-as práticas para viagens e pequenos passeios.
    A ver se ganho coragem e faço as "pazes" com elas! Tenho os ingredientes em casa, excepto as lascas de coco, e talvez façam companhia nos meus passeios.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

  2. Olá Joana,
    Eis a receita que precisava!
    Comprar não me aliciava, pois são cheias de conservantes.
    Precisava mesmo de uma opção mais saudável, para ter na carteira ou no carro.
    Como tenho todos os ingredientes em casa… é só pôr as «mãos na massa»…
    Obrigada pela partilha.
    Bjs,
    Teresa C.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *