Das melhores coisas que planeei em todas as minhas gravidezes, foi ter refeições prontas no congelar para assim que chegasse a casa.
Tive alta na passada quinta feira e não há nada melhor do que chegar a casa e saber que existem várias refeições prontas ou quase prontas para as primeiras semanas em casa, quando ainda andamos “às aranhas” com as novas rotinas, com o novo recém nascido e com toda a gestão e logística de uma casa e, neste caso, de mais 2 crianças.
Das muitas coisas que fiz e congelei, e que estavam prontas a comer – bastava descongelar e aquecer – foi este arroz de frango com açafrão e passas. Se têm dúvidas nas refeições a congelar, fiquem a saber que este tipo de receitas de arroz “seco”, de frango, pato ou carne, resulta muito bem!
Ingredientes para 2 adultos e 2 crianças
2 pernas grandes de frango com coxa e costas – cerca de 350g
1 chávena de arroz
sal e pimenta q.b.
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de passas
azeite q.b.
1 dente de alho
1 colher de sobremesa de açafrão
coentros frescos picados q.b.
grão de pimenta q.b.
1 rama de alho francês
Preparação:
Num tacho coloque as pernas de frango, a rama de alho francês, os grãos de pimenta e tempere de sal. Leve ao lume e deixe cozinhar até que a carne esteja macia. Retire do lume e coe o caldo reservando-o para fazer o arroz. Desfie depois as pernas de frango, separando os ossos e peles e reserve a carne.
Leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e acrescente a cebola e o dente de alho picados deixando refogar um pouco. Junte depois o acafrão, o arroz e envolva bem. Junte depois a água de cozedura do frango previamente reservada, no dobro da quantidade do arroz, e misture retificando os tempero. Acrescente depois as passas.
Deixe levantar fervura, reduza o lume para o mínimo e tape o tacho, deixando cozinhar em lume brando até o arroz estar cozinhado e a água ter sido absorvida.
Coloque depois metade do arroz num tabuleiro que possa ir à mesa (e ao congelador, caso queira congelar). Por cima disponha a carne de frango desfiada e cubra com o restante arroz.
Termine polvilhando com os coentros frescos picados.
Sirva de imediato, ou poderá congelar, deixando depois descongelar no frigorífico, sendo depois necessário apenas aquecer. Acompanhe com brócolos cozidos.
Bom Apetite!
7 respostas
Esta sugestão é muito apetitosa e prática!
Embora não congele comida já cozinhada, por não ter espaço no congelador, acho a ideia muito prática, pois este tipo de arroz mais "seco" resulta melhor, que o outro "caldoso".
No entanto, estou com ele debaixo de olho para uma refeição durante a semana.
Um grabde beijinho,
Sara Oliveira
Que belo arroz,…
Felicidades a todos,…
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
A mim parece-me lindamente 🙂 Faço várias vezes o teu arroz de festa, por isso, este tb calha mt bem 🙂 Bjinhos e boas (novas) rotinas 😉
Uma receita simples e prática, que cumpre todos os requisitos!
Embora não costume congelar comida, por falta de espaço no congelador, este é um candidato à congelação.
Para experimentar, durante a semana ou mesmo fim de semana!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Não costumo usar açafrão apesar de gostar sempre que como arroz de açafrão.
Tenho que experimentar.
Beijinho
Parabéns! Eu também preparei imensas refeições antes de ter o meu bebé, e foi mesmo a melhor coisa que fiz!
Desculpe la a ignorancia …mas poe as pernas e a rama com a pimenta sem nada no tacho para ajudar a cozinhar?