Quando recebo amigos ou a família ando sempre a magicar receitas para servir como entradas, quer seja como “finger food”, quer seja como algo mais “formal”. Esta receita teve já várias variantes, serviu para entrada mais formal, com uma salada verde a acompanhar, mas também já servir como pequenas tapas, num jantar tipo lanche ajantarado com amigos. Já fiz com farinheira, alheira e morcela. Com a maçã em cubinhos ou em puré. Como a escrevo aqui hoje é meramente uma sugestão, e a minha versão favorita.
Agora que o tempo convida a estas coisas, e sei que entramos no tempo das comunhões, batizados e outras celebrações do género, nada melhor do que uma receita que vos pode servir de inspiração. E, mais uma vez, e como é habitual à quinta feira, com um vídeo.
Entretanto há mais um workshop no Porto! Dia 6 de Maio, pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: “Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar”. Para inscrições e mais informações em info@workshops-popup.com
Ingredientes para 8 unidades:
2 maçãs
8 discos de massa para empadas – pronta a usar
1/2 farinheira
2 colheres de sopa de broa de milho picada
salsa picada q.b.
Preparação:
Forre um tabuleiro de queques com os discos de massa e leve-os ao forno – previamente aquecido a 180ºC durante 10 minutos, de modo a que a massa comece a cozinhar.
Entretanto descasque as maças e corte-as em cubos pequenos e leve-os saltear numa frigideira com um pouco de azeite até que fique macia. Retire a maçã da frigideira e recheie as tarteletes e leve-as novamente ao forno mais 10 minutos.
Entretanto retire a pele à farinheira e desfaça-a. Leve uma frigideira ao lume sem gordura e acrescente a farinheira e a broa de milho picada e deixe fritar, formando uma espécie de crumble. Escorra sobre papel absorvente.
Assim que as tarteletes sairem do forno termine com o crumble de farinheira e salpique com a salsa picada.
Bom Apetite!
7 respostas
Uma boa sugestão, versátil consoante a ocasião e acompanhamentos.
Confesso que fiquei a "babar" com as empadinhas, e associei-as logo a piqueniques (o tempo está mais ameno e convida a estas atividades).
Curiosamente, tenho uma alheira perdida no congelador e é capaz de ficar bem com uma maçã "ácida" tipo Granny Smith ou mesmo Golden ainda verdinha.
Acho que vai ser mais uma "tarefa" a fazer no fim de semana, a par do bolo de cenoura (ou talvez abóbora) e aveia. Até parece que adivinha o que tenho em casa!
Divagações à parte, venham mais ideias e sugestões interessantes!
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Joana o que adoro nas tuas receitas, é que tudo parece simplesmente delicioso e não obstante esse grande pormenor, os ingredientes são de fácil acesso e a sua confecção convidativa a qualquer um, pois é fácil!!!
Fiquei cheia de vontade de fazer, eu nunca me lembraria de juntar estes ingredientes.
Obrigada pelas partilhas!
Beijinhos
Carla
http://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/
Falta o vídeo :):):)
O blogger tem dias em que está pouco cooperante! Já está!
Um beijinho,
Obrigada
Joana
Mais uma receita que parece ser muito fácil!
Mas falta o vídeo 🙁 e fiquei curiosa para o ver. Parece sempre tudo tão simples nos seus vídeos!
Uma duvida, onde arranja a massa das empadas? É caseira?
Beijinho
Isabel,
O video já está disponível, o hoje o blogger não queria deixar publicar, vai-se lá saber porquê. A massa das empadas é de compra – compra-se já assim.
É da marca Buitoni e compro habitualmente no Supecor.
Um beiijinho,
Joana
Já vi! Acho que vou tentar fazer, a combinação parece-me perfeita 🙂 Lá vou eu fazer uma visita ao supercor 🙂
Muito obrigada.
Beijinho