Às vezes quase que me esqueço que tenho 38 anos. Não me sinto com 38 anos, ou como achava que me poderia sentir quando tivesse 38 anos. Mas sinto a maturidade em muitas das minhas decisões e nas escolhas que faço.
Algumas coisas tornaram-se mais fáceis. Dizer que não. Mudar objetivos e projectos. Ser feliz com coisas mais simples. Valorizar o que é realmente importante. Ter uma maior percepção da realidade. A capacidade de análise e de auto-análise. Deixar passar.
Por isso há coisas que, com a idade, se tornam naturalmente mais simples. E por se tornarem mais simples e descomplicadas ajudam-nos a focar noutras coisas mais importantes e de maior valor.
É mais fácil perceber o que já não dá e ter a capacidade de fazer essa mudança. É mais fácil tomar decisões, principalmente quando temos definido o que queremos para a nossa vida. É mais fácil abdicar de coisas e de assumir que não podemos viver sem outras.
Em suma, com a idade veio a maturidade. E a maturidade permite-me conviver melhor comigo mesma e com as minhas decisões, com os meus defeitos e com as minhas virtudes. Aos poucos a maturidade faz-me cada vez menos ter necessidade de me justificar para ser aceite pelos outros.
A maturidade faz-me perceber que não há nada melhor do que sermos assim, porque sim.
A maturidade faz-nos gostar mais de nós e de perceber que sermos aceites exatamente como somos é o melhor do mundo.
Ingredientes para 3 pessoas:
6 coxas de frango não muito grandes
sal e pimenta q.b.
1 limão
1 colher de sopa de Ras-el-hanout (se não tiver use uma mistura de canela, cravinho, noz moscada, coentros em pó e cominhos)
250g de cenouras
1 colher de sopa de mel
Preparação:
Coloque as coxas de frango numa assadeira e tempere-as de sal, pimenta o ras-en-ranout e a raspa da casca do limão. Envolva bem, tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1h30 até as coxas estarem cozinhadas. Retire o papel de alumínio durante uns minutos para dourar a pele do frango.
Para as cenouras, descasque-as e corte-as em pedaços não muito pequenos. Coloque-as num recipiente que vá ao forno e tempere-as com um pouco de sal e pimenta e com o mel, envolvendo bem. Leve a assar – 180ºC cerca de 40 minutos – até que fiquem douradas.
Sirva as cenouras com o frango e acompanhe com legumes salteados ou cozidos ou uma salada.
Bom Apetite!
4 respostas
Uma ideia bem vistosa e aromática!
Mais uma sugestão para variar o frango e dar uso às cenouras que tenho em casa.
Revejo-me nas suas palavras. Tenho 43 anos e aquilo que sou (e faço) hoje em dia é diferente daquilo que pensava quando teria esta idade.
Estamos sempre em constante aprendizagem, com momentos bons e menos bons. Com a "idade", aprendemos a descomplicar as coisas, saber o que é importante para a nossa vida, e a conhecer o nosso "eu" (com todos os nossos defeitos, virtudes, a capacidade de lidar com as situações).
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
Que grande delícia deve ser!
Cheguei aos 38 há 3 semanas e não me sinto com 38 anos. Aliás, ninguém mos dá. No domingo passado, por exemplo, até tive de mostrar o Cartão de Cidadão para provar a minha idade.
Mas sim, veio alguma maturidade. Mudei de vida, juntei-me e estou a aprender a cozinhar. Foi assim que vim parar aqui. Em busca de receitas.
Vou voltar com certeza.
Beijinhos
Adorei esta sugestão!
Joana, faço minhas as tuas palavras, pq tb tenho 38 anos e tb ñ me sinto c essa idade 🙂 E sim, c a idade vem a maturidade e a relativização de mts coisas/pessoas nas nossas vidas (ou a ausência delas!) Bjinhos e thanks pela deliciosa sugestão!