Foi dia de Reis e o natal acabou. Aproveitou-se o fim de semana para desfazer a árvore, o presépio e despedirmo-nos das luzes e das decorações de natal. Fico sempre triste ao saber que o natal acabou, mas sei que daqui a 11 meses voltamos a tirar tudo e voltaremos a ter luzes e presépio e decorações com sinos e renas em vermelho, verde e dourado.
Aproveitou-se também para dar uma volta em alguns aspetos da decoração cá de casa e “nasceu” um novo cantinho. E foi um sábado tranquilo, para variar dos últimos bem atribulados e de casa sempre cheia.
O domingo trouxe-nos de volta às comemorações. Os 91 anos da Bisa Mena e os 59 da tia Bela. Dupla comemorações. Primeiro um almoço com toda a família e depois um lanche ajantarado num grupo mais pequeno. E o dia passou-se em festa! Acaba-se o natal, mas para nós Janeiro é ainda mês de festa – que temos aniversários todas as semanas! Para a semana a cunhada Rita, depois o pai e para finalizar a sobrinha mais velha. E pelo meio há ainda festas de alguns amigos…
Mas ainda bem que celebramos a vida junto dos que amamos!
Há festas, despedimo-nos do natal e continuamos a nossa vida. Com o jantar de todos os dias. Hoje com rojões e batata doce.
Ingredientes para 2 pessoas:
400g de carne de porco em cubos (usei cachaço)
5 batatas doce pequenas
1 colher de chá de colorau
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de banha (podem usar azeite)
1/2 molho de coentros frescos
Preparação:
Descasque as batatas e corte-as em cubos pequenos. Leve uma frigideira ao lume e junte o azeite ou a banha e deixe aquecer. Acrescente depois as batatas, envolva-as bem na gordura e tape, reduza um pouco o lume e deixe-as cozinhar assim, mexendo-as de vez em quando e deixando-as “suar”.
Leve um tacho ao lume com o restante azeite ou banha e adicione a carne deixando fritar um pouco. Junte depois o sal, a pimenta, os dentes de alho picados e o colorau e mexa bem, deixando a carne cozinhar em lume brando até ficar macia.
Assim que as batatas estiverem cozinhadas, acrescente-as à carne já cozinhada. Envolva bem.
Coloque no prato de servir e polvilhe com os coentros.
Sirva com brócolos cozidos.
Bom Apetite!
8 respostas
Aqui está uma sugestão para variar um pouco da receita tradicional, e ideal para introduzir a batata doce para quem não gosta.
Neste fim de semana, fiz rojões, mas com um pouco de espumante na marinada (fica mais suave que o vinho branco), e uma versão do bolo de agrião, usando os talos dos ramos de beterraba e um pouco de raspa de laranja. O sabor não ficou acentuado e passou por bolo de "laranja escura".
A agitação do Natal já terminou e agora o ciclo continua, pois não tarda nada já estamos na Páscoa e na Primavera (as primeiras plantas já começam a aparecer, apesar do frio "glacial").
Um grande beijinho,
Sara Oliveira
O desfazer da árvore e o arrumar dos respetivos enfeites e decorações de natal deixa sempre alguma nostalgia. Quanto ao mês de Janeiro, acho-o muito grande. Confesso que não sou a maior fã destes meses de inicio do ano…
Quanto aos rojões, já tenho feito mas com batata "normal" . Fiquei curiosa para experimentar com batata doce.
Um bom Ano!
Ana
I think it very prefer <3
quà tặng an toàn
gấu bông
gấu bông an toàn
Cá em casa adoramos rojões!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Já estou a salivar, ainda por cima ainda nem almocei, que bom aspeto!
Fiquei com vontade de jantar agora 🙂
Beijinhos …
Blog: Guloso qb
Adoro rojões. Nunca experimentei com batata doce.
Ficou com bom aspecto.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/alho-frances-e-abobora-salteado-com.html
Que bom aspeto 🙂 adoro batata doce.