Espetadinhas de Camarão com Maionese de Manjericão

Às vezes perguntam-me o que prefiro cozinhar. Tem dias. Depende para quem estou a cozinhar. Depende também muito da minha disponibilidade temporal, fisica e mental. 

Mas sempre gostei de fazer entradas, principalmente finger food, porque acho piada a esse conceito, não que tenha mais jeito para isso, mas apenas porque é uma das coisas que gosto mais de comer.

Gosto particularmente de com ementas muito simples – como os churrascos, assados, ou daqueles pratos familiares para muita gente como o arroz de pato ou o bacalhau com natas – dar asas à imaginação e fazer umas entradas diferentes e mais elaboradas. Até porque me permite cozinhar com ingredientes que outros possam não gostar, porque no meio de vários opções consegue-se agradar a todos, e não estou tão limitada nos ingredientes que posso ou não usar.

Nessa perspetiva as entradinhas são sempre algo que me dá imenso gozo fazer. E nessas alturas, em que estou inspirada saem umas coisas assim, simples, gulosas e saborosas que agradam a todos e fazem sempre um brilharete.

(E uma nova versão de maionese também feita com a varinha mágica mas que consegue ser ainda mais simples e rápida, e que aprendi nesta nova temporada – a oitava – do Masterchef Australia com o Matt Preston!)


Ingredientes para cerca de 8 espetos:


250g de miolo de camarão calibre 80/100 (descongelado)

sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de alho em pó

piri-piri moído q.b.

sumo de limão

azeite q.b.


Para a maionese de manjericão


10g de folhas de manjericão fresco

1 ovo

125ml de óleo de girassol

sal e pimenta q.b.

sumo de limão (cerca de 1 colher de sobremesa)

1/2 colher de chá de mostarda de Dijon


Preparação:


Escorra bem o camarão e coloque-o em espetos de bambu, fazendo carreirinhas direitas. Tempere depois os espetinhos com sal, pimenta, sumo de limão, alho em pó e o piri-piri moído. Deixe a marinar.

Para a maionese, coloque no copo alto da varinha mágica o ovo inteiro, as folhas de manjericão, a mostarda de Dijon, o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Junte todo o óleo de uma vez só. Coloque depois a varinha mágica sobre a gema e ligue a varinha. Comece apenas a subir com a varinha, aos pouco e poucos, quando a parte de baixo ficar devidamente emulsionada, até que quando chegar ao cimo terá toda a maionese emulsionada e perfeita.  (nesta versão de maionese, não se vai fazendo o movimento para cima e para baixo, mas apenas se vai puxando a varinha para cima à medida que se emulsiona. Quando chegar ao cimo terá a maionese no ponto perfeito!) Coloque a maionese numa tacinha e coloque no frigorífico até servir.

Leve depois uma chapa ou grelhador ao lume e deixe aquecer bem. Coloque as espetadinhas de camarão, deixe cozinhar de um lado, vire e deixe cozinhar do outro. As espetadinhas não demoram mais de 30 a 40 segundos de cada lado – se usarem estes camarões pequeninos.

Sirvas as espetadinhas com a maionese de manjericão.


Bom Apetite!

13 respostas

  1. Estas espetadas estão muito apetitosas!
    Cá em casa, os cozinhados saem conforme a inspiração, os ingredientes e em função do tempo disponível (muitas vezes escasso no fim de semana), optando por coisas simples e rápidas. Mesmo sendo simples, nunca saem da mesma maneira, pois há sempre algum ingrediente/especiaria/erva aromática diferente, a dar um toque diferente à comida do dia a dia.
    Um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Experimentei e ficou d-i-v-i-n-a-l 🙂 Aconselho a utilizar as folhas de manjericão colhidas directamente da planta e não daquelas já embaladas como se vê nalgumas superfícies comerciais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *