Coxas de Frango no Forno com Curcuma, Coentros e Canela

Sempre as especiarias. Estes pós mágicos que fazem a diferença num simples cozinhado.

Umas coxas sem graça que ganham novas cores e aromas apenas e só porque se juntam umas especiarias.

A cozinha de todos os dias, que vive do nosso tempo contado, de pressas, pouca disponibilidade mental e de solicitações diversas pode e deve continuar atrativa. Em vez de umas coxas de frango grelhadas, umas coxas de frango aromáticas. Pelo mesmo tempo e pelo mesmo trabalho. É só juntar a cor e o sabor das especiarias. 

E em vez do arroz, da massa ou das batatas fritas, umas chips de batata doce que se fizeram no forno quente, uma salada colorida de folhas verdes e tomatinhos vermelhos a acompanhar. Sopa e fruta.

Uma refeição completa. Simples. Em pouco tempo. Com pouca disponibilidade para cozinhar e entre muitas outras solicitações, mas onde, mesmo com pouco, foi possível inovar. Isto cá em casa é tão normal….


Ingredientes para 2 pessoas:


4 coxas de Frango

sal e pimenta q.b.

sumo de 1/2 limão

1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)

1 colher de chá de coentros em pó

1/2 colher de chá de canela em pó

1 pau de canela

azeite q.b.


Preparação:


Tempere as coxas de frango com sal, pimenta, sumo de limão, , a curcuma, os coentros e a canela em pó e envolva bem todos os temperos.

Coloque depois as coxas de frango num tabuleiro que vá ao forno e regue com um fio de azeite e excresceste o pau de canela. Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe tostar, cerca de 10 minutos ou até as coxas estarem cozinhadas.

Sirva com chips de batata doce – aproveite o facto de já ter ligado o forno – e com uma salada a gosto.


Bom Apetite!

9 respostas

  1. Gosto muito desta ideia! Realmente, as especiarias (os "pós mágicos" como lhes chama) dão vida a algo tão normal e corriqueiro. Mais uma receita para experimentar, pois tem os requisitos para os dias agitados: ingredientes que temos em casa, rápida de preparar e saborosa. Um bom fim de semana e um grande beijinho, Sara Oliveira

  2. Estas receitas….tão diferentes, tão simples, tão saborosas, tão alternativas, com ingredientes tão verdadeiros e diários…obrigada por mais esta partilha Joana

  3. Gostei do prato, não duvido de Ser bom, pois faço algo parecido.
    Só discordo de uma coisa, chamar açafrão das Índias a cúrcuma, que na qual vêm de plantas diferentes, de espécies diferentes. Além isso a cúrcuma não é uma raiz, ela é um rizoma, enquanto que o açafrão, são os estigmas de uma flor de cor lilás.
    O açafrão é um tempero caríssimo, tem aroma e sabor diferente da cúrcuma, que na qual é mais barato, além disso, açafrão não tem propriedades antioxidantes, ao contrario da cúrcuma rica em antioxidante. As duas espécies são excelentes em cozinha, mas não devem ser confundidas………Bom apetite.

  4. Mais uma boa ideia para utilizar o frango de uma maneira diferente e saudável! 😉 Na próxima semana vou experimentar! 🙂
    Obrigada pela partilha Joana!:)
    Bom fim de semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *