Falta já muito pouco para o Natal. Ainda menos para o meu aniversário. Ninguém acredita quando digo que não tenho ainda nada preparado, mas é a mais pura das verdades. Nem um presente embrulhado. Nem um cabaz feito. Apenas uns quantos frascos de compota alinhados no cimo do armário, e uma linda abóbora que a Áurea me ofereceu a um canto da cozinha.
Ainda não comprei todas as prendas, apenas por falta de tempo, porque pelo menos já sei o que comprar.
Este sábado ainda tenho um workshop, porque jamais conseguiria dizer não a um pedido solidário da minha paróquia.(E espero poder contar com vocês para estarem presentes pelas 17h na Igreja de S. José, para umas receitas para as festas de natal! É gratuito e aberto a todos, mas convém inscreverem-se na secretaria da Igreja.)
E depois… Depois espero finalmente começar os preparativos aqui por casa. Porque estou realmente a sentir a falta de viver o natal como eu gosto. E para ser sincera, este ano e apesar de já estarmos no dia 10 de Dezembro, ainda não consegui….
E para recuperar forças e retemperar o espírito, uma sopa quente e aromática para as noites frias.
Para ser comida em frente à lareira, com uma manta nas pernas…
Ingredientes para 4 pessoas
1 cebola
600g de cenouras
1 courgete pequena
1 colher de sopa de pó de caril
sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
coentros frescos e tomate cereja para decorar
Preparação:
Descasque a cebola e pique-a finamente. Leve-a a alourar, num tacho juntamente com um pouco de azeite. Acrescente depois o pó de caril e deixe-o fritar em lume brando até libertar os seus aromas.
Acrescente depois as cenouras e a courgete, descascadas e cortadas em pedaços pequenos. Envolva bem no refogado e cubra tudo com água a ferver.
Deixe cozinhar até os legumes estarem macios. Triture depois muito bem com a varinha mágica e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Se necessário acrescente um pouco mais de água até obter uma sopa com a consistência desejada, ainda espessa e muito cremosa.
Sirva bem quente com coentros frescos e tomate cereja em pedacinhos para dar frescura.
Bom Apetite!
9 respostas
Gosto desta sugestão, aromática e colorida, para alegrar dias das frios e escuros. Não é a única a sentir a "falta de viver o Natal". Este ano, ando à procura do "espírito natalício", pois tem sido um ano cheio de muitos contratempos, o tempo não estica e está tudo atrasado. Só falta organizar as ideias/decorações para os cabazes, e escolher receitas simples de bolachas/biscoitos (execução simples, sem decorações elaboradas, e que funcionem em modo de "linha de montagem"). Um grande beijinho, Sara Oliveira
Estou vendida a esta receita, tudo que meta caril para mim é bom 🙂
Parece-nos uma óptima sugestão para estes dias frios e em que realmente o tempo parece desaparecer!
Já experimentámos com cominhos, mas mesmo com caril ainda não!
Uma sopa bem aromática e quente, nestes dias frios 🙂
Gulosoqb
um creme assim sabe sempre tão bem!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Esta sopa foi directamente para os "a fazer urgentemente" 🙂
Tem um aspecto delicioso e aconchegante!
Beijinhos
A sopa tem um aspecto delicioso! Já organizei tudo para fazer os cabazes de Natal, mas ainda não decorei a casa por falta de tempo. Espero tratar das decorações este fim de semana e trazer um pouco do brilho natalício cá para casa!
Tudon com calma Joana! 🙂
Já comia uma sopinha
Mark Margo
http://www.markmargo.net (entretenimento e cinema)