Bolo de Iogurte e Laranja com Calda de Romã


Sexta-feira. O fim de semana à porta. Não podia portanto deixar de haver uma receita de bolo. Um bolo coberto de jóias. Bagos de romã, ainda das romãs que a Sara me ofereceu – e ainda esta semana chegaram mais umas!

No meio da azáfama dos miúdos, do choro ocasional, das birras do Zé, dos brinquedos espalhados pelo chão da sala, das migalhas entre as almofadas do sofá, dos restos de comida que caem do prato em cada refeição, dos muitos pedidos mamã vem brincar e do malabarismo que é dar de mamar a um enquanto se entretêm o outro, continua a haver disponibilidade e vontade para fazer bolos, para cozinhar.

Tal como está escrito na descrição deste blogue, cozinhar continua a ser uma forma de de descontrair e de me divertir. Continua a ser um prazer e, para mim, a melhor maneira de relaxar. Por isso as receitas, os bolos e os “cozinhados” continuam a sair da cozinha apesar da nova dinâmica familiar e o tempo um pouco mais contado.

Continua a haver bolo para o fim de semana. Para este fim de semana um bolo com jóias de Outono.


Ingredientes:


1 iogurte natural

4 ovos

3 copos de iogurte de farinha

2 copos de iogurte de açúcar amarelo

1/2 copo de óleo de girassol

raspa da casca de 1 laranja

sumo de 1/2 laranja

1 colher de chá de fermento em pó


Cobertura de romã:

1 romã

sumo de 1/2 laranja

50g de açúcar amarelo


Preparação:

Numa taça coloque os ovos, o iogurte, o açúcar, a raspa e sumo de laranja, o óleo, a farinha e o fermento e misture bem até obter uma mistura homogénea.

Coloque a mistura numa forma redonda sem buraco, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado.

Entretanto descasque a romã e coloque os bagos numa tacinha. Acrescente o sumo de laranja e o açúcar amarelo e deixe a macerar durante cerca de 30 minutos ou até o açúcar se ter dissolvido completamente.

Retire depois o bolo do forno e desenforme-o deixando arrefecer completamente. Verta depois a calda de romã sobre o bolo.


Bom Apetite!

14 respostas

  1. Que maneira deliciosa de começar a manhã! O bolo está muito bonito e colorido! Aqui está uma forma diferente de usar as romãs, pois normalmente consumo-as ao natural ou em sumo. Por agora, a colheita das romãs está finalizada (foi um mês a apanhar romãs e a distribuir todas as semanas). A parte aborrecida de descascar as romãs é ficar com as mãos amareladas. A azáfama relacionada com as crianças é normal, ou mesmo a do dia a dia, assim como tentar conjugar tudo. Há que tentar encontrar algo que ajude a descontrair, seja a leitura de um livro, fazer tricot/crochet, cuidar das plantas, cozinhar, etc. Tudo depende da nossa disponibilidade de tempo e do nosso gosto pessoal. Um grande beijinho e um bom fim de semana, Sara Oliveira

  2. Joana, esse bolo ficou mesmo lindo! Não sei se consigo adquirir romãs (são caras…), mas o bolo farei de cert um fds destes 🙂 Bjinhos e bom fds em família e na cozinha tb! 😉

  3. As sextas com bolo são logo um conforto, aquecem a casa com o seu cheiro e deliciam-nos com as fatias pelo fim semana dentro.
    Adoro bolos simples, com base de iogurte. Lindo com as romãs da época.
    Um beijinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *