Cogumelos Recheados com Ovinhos de Codorniz


Quase que podia ser uma refeição livre de carne e peixe, mas acabou por servir para acabar com uns restinhos de carne que andavam pelo frigorífico. Cogumelos recheados são sempre uma alternativa simples e rápida para as refeições de todos os dias, além de também se poderem adaptar a quem não queira comer demasiados hidratos de carbono e/ou esteja interessado em consumir mais legumes na sua alimentação diária.

Aqui em casa aparecem várias vezes e com diversas combinações. Tanto podem servir para um prato principal – e as sobras servem para o almoço do dia seguinte – como, recheando cogumelos mais pequenos, são excelentes para entradas em jantares com a família.

Desta vez foram o jantar e ainda limparam as sobras do frigorífico!


Ingredientes para 2 pessoas:


4 cogumelos Portobelo

10 tomatinhos cereja

1/2 cebola pequena

1/2 chávena de sobras de carne ou cubinhos de bacon

4 ovos de codorniz

50g de queijo mozarella ralado

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.


Preparação:


Limpe os cogumelos e cuidadosamente retire-lhe os pezinhos.

Coloque os chapéus dos cogumelos num tabuleiro que possa ir ao forno e tempere-os com uma pitada de sal e pimenta e regue com azeite. Tape-os com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.

Entretanto pique os pés dos cogumelos, assim como a cebola. 

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e refogue um pouco a mistura de cogumelos e cebola. Acrescente depois os tamarinhos cereja cortados ao meio ou em quartos, consoante o tamanho e acrescente as sobras de carne cozinhada (ou em alternativa os cubinhos de bacon previamente salteados e crocantes.) Retifique de sal e pimenta.

Retire os cogumelos do forno e divida a mistura pelos cogumelos. Abra um espaço ao meio dos cogumelos e coloque aí o ovo de codorniz e polvilhe depois com um pouco de queijo ralado.

Leve novamente ao lume e deixe apenas cozinhar os ovos e derreter o queijo.

Sirva depois com uma salada verde e, se necessitar de mais substância um pouco de arroz.


Bom Apetite!

5 respostas

  1. Tem sempre sugestões tão boas, verdadeiras tentações!
    Descobri o seu blog há pouco tempo e gostei tanto do que vi que até o li todo (acho eu)! E confesso, já lhe "roubei" algumas ideias que resultaram muito bem. A próxima a pôr em prática vai ser um cantinho das aromáticas, só me falta arranjar o tempo…
    Acho que ontem me cruzei consigo no PD e quase me saiu um "Olá Joana"!
    Desejo-lhe muitas felicidades e uma hora muito pequenina.
    Um grande beijinho, Isabel

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *